quarta-feira, 15 de maio de 2013

PEDAGOGIA E ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL



O desenvolvimento social e económico de um país depende fundamentalmente do conhecimento e do nível educativo dos seus cidadãos. No momento de crise económica profunda que se verifica em Portugal, em que a sustentabilidade do ensino superior se encontra ameaçada, e a sua organização com rumo incerto, importa mais do que nunca criar um espaço de reflexão pedagógica em que os especialistas em ciências da educação se possam pronunciar.
           Pode parecer um paradoxo centrar este texto na componente pedagógica do ensino superior, quando toda a pressão de avaliação interna e externa das instituições e dos docentes incide particularmente sobre a produção científica. Mas, talvez não.
 Assumimos que a reflexão de natureza pedagógica continua a não ser uma prática corrente nos ensinos politécnico e universitário em Portugal que, durante gerações, nos habituou a um ensino tradicional destinado apenas a uma pequena elite e se alheou dos desafios da massificação de que foi alvo. A ideia de que pedagogia apenas diz respeito à relação do professor com crianças ou jovens até ao ensino secundário permaneceu latente, tornando estéril qualquer discussão que, na perspectiva de alguns, seria desnecessária e até contraproducente no ensino superior.
Um novo paradigma terá de ser assumido por um ensino superior que busca o ideal da excelência, colocando no centro do debate o equilíbrio entre as dimensões pedagógica e investigativa e uma redobrada atenção à sociedade e às mudanças se, verdadeiramente, o que pretendemos é ganhar o desafio da qualidade.

                                                   FNeves