sábado, 11 de maio de 2013

O DESEJO DE VIVER



A vida é feita de meta e de desafios. O prazer de viver está na conquista dos nossos sonhos e, assim que concretizamos um, partimos naturalmente à conquista de outro. Esta é a dança da vida, uma sucessão de objetivos e metas, com o prazer de gozar e saborear a caminhada que nos leva até lá.
A vida é sentir o que se quer, seja a que nível for, é ter um desejo pessoal para pôr em prática. No entanto, à volta dos desejos que temos, por vezes cria-se uma energia de ansiedade e de sofrimento que vem contradizer a alegria e a serenidade que era supor sentirmos na conquista de algo que nós próprios estabelecemos.
Ora, a primeira questão é mesmo esta: essa meta que queremos alcançar, esse sonho que desejamos conquistar, é mesmo nosso ou, pelo contrário, é de outra pessoa? Muitas vezes nem isso sabemos. Andamos à deriva, sentados num barco que não é o nosso. Uma das formas de descobrimos se estamos ao leme do nosso próprio barco é através do que sentimos. Ao imaginarmos esse sonho concretizado, o que é que sentimos? Ao percorrermos o caminho que nos leva até lá, que sensações e emoções nos preenchem?
Não há sonhos certos ou errados, há apenas os nossos sonhos e os dos outros. Enquanto vivermos apenas em função dos sonhos dos outros, a felicidade nunca fará parte do nosso ser, simplesmente porque não estamos a viver a nossa vida, mas sim a vida de outra pessoa. Partirmos à conquista do nosso desejo implica definir primeiro qual é que ele é. Assim, pergunte-se, diariamente: o que é que eu quero da vida? Quais são os meus desejos?

                                      Rossana Appolloni