A avaliação num
contexto educativo, além de provocar os receios de
estudantes e pais, exige tempo,
dinheiro e esforço. Será que tal valerá a pena ou trata-se apenas de uma forma
de controlar o que se passa na sala de aula?
A avaliação deverá fazer parte do
programa de aprendizagem. Costumam considerar-se como actores da avaliação,
entre outros, os estudantes, os professores, os responsáveis das escolas, os
pais e os decisores políticos.
Os estudantes devem não só
compreender o que lhes pretendem ensinar mas também a forma como os professores
avaliam o seu progresso educativo. Envolver os estudantes como participantes
activos na avaliação poderá ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar a
sua própria aprendizagem e a tornarem-se mais confiantes. Os estudantes não
querem ter uma atitude passiva na avaliação: pelo contrário, desejam ser
envolvidos activamente não só na sua própria avaliação como também na dos
professores e das escolas.
Os professores também precisam duma
avaliação fiável e consistente de modo a compreender eventuais desvios em
relação ao previsto e a melhorar o ensino e as condições de trabalho na sala de
aula. Eles precisam de feedback do seu próprio desempenho, de modo a melhorá-lo
e a contribuir ainda para a avaliação das suas escolas.
Os responsáveis das escolas podem
usar a avaliação nas informações que prestam às comunidades, aos empregadores e
à administração escolar.
Os pais, naturalmente, querem saber
o que os seus filhos fazem na escola e a forma como a escola contribui para o
seu sucesso. Fornecer informação aos pais contribui para uma maior participação
daqueles no funcionamento das escolas. Também facilita a escolha das escolas
para os seus filhos.
Os decisores políticos têm
necessidade de informação para monitorizar o desempenho das escolas e dos
sistemas educativos e assegurar que os objectivos educacionais são atingidos.
Também a sociedade, precisa assegurar-se que os sistemas educativos promovem uma
educação de qualidade.
Mas com tantos actores envolvidos,
não haverá o risco de não serem atingidos os objectivos desejados? Para minimizar
esses riscos, devemos assegurar-nos que todos os componentes da avaliação
formam um conjunto coerente que possibilite a criação de sinergias em todo o
sistema educativo e concilie a avaliação com os objectivos pretendidos.
FNeves