sábado, 25 de maio de 2013

A AVALIAÇÃO E SEUS ACTORES



A avaliação num contexto educativo, além de provocar os receios   de  estudantes e pais,  exige tempo, dinheiro e esforço. Será que tal valerá a pena ou trata-se apenas de uma forma de controlar o que se passa na sala de aula?
            A avaliação deverá fazer parte do programa de aprendizagem. Costumam considerar-se como actores da avaliação, entre outros, os estudantes, os professores, os responsáveis das escolas, os pais e os decisores políticos.
            Os estudantes devem não só compreender o que lhes pretendem ensinar mas também a forma como os professores avaliam o seu progresso educativo. Envolver os estudantes como participantes activos na avaliação poderá ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar a sua própria aprendizagem e a tornarem-se mais confiantes. Os estudantes não querem ter uma atitude passiva na avaliação: pelo contrário, desejam ser envolvidos activamente não só na sua própria avaliação como também na dos professores e das escolas.
            Os professores também precisam duma avaliação fiável e consistente de modo a compreender eventuais desvios em relação ao previsto e a melhorar o ensino e as condições de trabalho na sala de aula. Eles precisam de feedback do seu próprio desempenho, de modo a melhorá-lo e a contribuir ainda para a avaliação das suas escolas.
            Os responsáveis das escolas podem usar a avaliação nas informações que prestam às comunidades, aos empregadores e à administração escolar.
            Os pais, naturalmente, querem saber o que os seus filhos fazem na escola e a forma como a escola contribui para o seu sucesso. Fornecer informação aos pais contribui para uma maior participação daqueles no funcionamento das escolas. Também facilita a escolha das escolas para os seus filhos.
            Os decisores políticos têm necessidade de informação para monitorizar o desempenho das escolas e dos sistemas educativos e assegurar que os objectivos educacionais são atingidos. Também a sociedade, precisa assegurar-se que os sistemas educativos promovem uma educação de qualidade.
            Mas com tantos actores envolvidos, não haverá o risco de não serem atingidos os objectivos desejados? Para minimizar esses riscos, devemos assegurar-nos que todos os componentes da avaliação formam um conjunto coerente que possibilite a criação de sinergias em todo o sistema educativo e concilie a avaliação com os objectivos pretendidos.

                                             FNeves