sábado, 1 de março de 2014

SER FELIZ NO TRABALHO (1)


A felicidade tem muito mais a ver com o que se faz do que com o que se tem. As pessoas felizes procuram alegrias e satisfações relacionadas com as próprias conquistas e não com o que podem comprar e adquirir.      
A realização pessoal é de longe mais intensa e gratificante do que a conquista material. A realização pessoal abrange várias áreas, entre as quais está incluída a parte profissional. Ninguém pode considerar-se feliz se profissionalmente se sente frustrado, contrariado e insatisfeito.
Há alguns elementos que se distinguem nas pessoas consideradas felizes, vejamos alguns:
O sucesso tem mais peso quando é partilhado. Trabalhar em equipa é mais gratificante porque se cria uma ligação com os outros que aniquila a sensação de solidão e de luta extenuante. Reforçam-se os sucessos e atenuam-se as falhas. Entrar em ligação com outra pessoa, no que se pode até chamar de ressonância positiva, tem benefícios individuais incríveis.
 Por outro lado, também há em nós a necessidade de sentir que se consegue conquistar algo sozinho, pelas próprias forças e competências, que são únicas no mundo. Não deixando de fazer parte de um todo, exprima o que de único há em si, contribua para que o todo funcione melhor porque faz parte dele. Encontre a sua especificidade, o ingrediente que é essencial para que o bolo seja saboroso, evitando o mais possível comparações. Há sempre quem possa ser melhor e pior do que nós. Todos somos diferentes e todos temos algo de melhor e de pior do que os outros. Para fazer comparações, só vale a pena fazê-las consigo próprio, relativamente a como era no passado e a como é no presente. Pode não ser o melhor, mas sentirá uma satisfação tremenda ao sentir que faz o melhor que consegue.

                                                   Rossana Appolloni