domingo, 23 de março de 2014

PARA UMA HISTÓRIA DA PALEONTOLOGIA (6)

Uma outra personalidade com história no domínio da paleontologia, como amador, foi o inglês Gideon Algernon Mantell (1790-1852).




                                  Gideon Mantell

Enquanto adolescente e animado por grande interesse pela geologia e pela paleontologia, Mantell explorou o terreno na área da sua residência, no condado de Sussex, recolhendo e coleccionando os fósseis que encontrava. Já como médico, grande parte do seu tempo de descanso foi ocupado na procura, colheita e estudo dos fósseis diversos, nas camadas de cré do Cretácico superior desta mesma região, numa actividade cujos resultados publicou em livro e lhe abriu as portas com membro da Sociedade Lineana de Londres. Mas a sua actividade como paleontólogo não parou. E foi assim que, em 1820, ele e a sua mulher encontraram, numa pedreira perto Cuckfield, no Cretácico inferior do mesmo condado, os primeiros restos ósseos de dinossáurios (posteriormente descritos como Iguanodon e Hylaeosaurus) que o colocaram na história da paleontologia. Em comemoração destaa descobertas e da contribuição deste achado para a paleontologia, foi erguido, em 2000, um monumento em memória de Mantell no relvado de Green Whiteman, em Cuckfield.



Reconstituição do esqueleto de Iguanodon, imaginado como um lagarto gigante, desenhada por Gideon Mantell.


Configuração de Iguanodon imaginada por Hammatt Billings, em 1842, numa ilustração exposta no Museu Robert Merry, de Boston, EUA.


Esqueleto de Iguanodon, no Museu de Bruxelas, numa gravura de finais do século XIX


                                            Galopim de Carvalho