sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O LADO POSITIVO DA AGRESSIVIDADE




A raiva não é um sentimento (condição afetiva que dura mais tempo) nem um estado de ânimo (espécie de pano de fundo presente ao longo do dia, por exemplo). A raiva é uma emoção que emerge na sequência de uma situação externa; é uma reação que advém de uma avaliação que fazemos sobre um determinado evento que acontece à nossa volta.

Em qualquer situação que seja previsto um confronto, quer se trate de uma reunião no emprego, quer de uma entrevista de trabalho, o nosso sistema emocional tenta sempre equilibrar a nossa atitude relativamente ao fluxo de informação que nos vai chegando e regula o nosso corpo, preparando-nos para a necessidade de uma possível ação. Simultaneamente, comunicamos as nossas intenções através das emoções, muitas vezes com maior intensidade e eficácia do que fazem as palavras.

 Esta relação entre o que recebemos do externo e o que ativamos no interno é perfeitamente normal e inevitável. O problema é que por vezes o impacto da informação que recebemos do exterior é de tal maneira forte que perdemos o controlo das nossas emoções, logo, das nossas ações.

Curiosamente, irritamo-nos mais com as pessoas de quem mais gostamos: marido, mulher, namorado/a, filhos e pais são quem mais nos faz perder a cabeça. Esta situação justifica-se, em parte, porque não há amor e ligação afetiva que não arraste consigo uma parte de agressividade.

Tudo neste mundo traz consigo o seu oposto. No entanto, a raiva não é apenas uma expressão emotiva negativa. Ela representa também uma resposta à ameaça, à frustração e ajuda-nos a lutar pela nossa segurança, dando-nos a energia emotiva e física para resolver um problema. Assim, ser agressivo não é errado de todo, pois a raiva pode ser uma força positiva e construtiva, uma emoção que permite fazer valer as próprias razões e negociar as próprias necessidades. A questão à volta da agressividade é que ela deve ser utilizada com consciência e para a nossa proteção, não para agredir o próximo.

Rossana Appolloni