sábado, 1 de dezembro de 2012

INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO



            De uma maneira geral, os professores ensinam aquilo que eles próprios aprenderam. Contudo, há que estar aberto às mudanças que o mundo sofreu nestes últimos anos e adaptar esse mesmo ensino a essas mudanças. O desafio que hoje se coloca não é tanto o de permitir aos alunos que eles reproduzam aquilo que aprenderam mas, antes, o de lhes proporcionar capacidades criativas de modo que eles aprendam a extrapolar e a utilizar os conhecimentos para fazer face a situações novas ao longo das suas vidas.  

            Ora a realidade aparece-nos como um todo, embora ela possa ser encarada segundo múltiplas perspectivas; daí surgirem as diversas disciplinas. Os professores deveriam, então, reflectir sobre a maneira de ligar os conhecimentos entre si e ajudar os alunos a compreender que os ramos do saber não são mais do que linguagens diversas para melhor se entender o mundo. Para isso, há que fazer cair o muro entre as matérias mas, também, entre as turmas e, até, entre as escolas.

O professor do futuro não dará as suas aulas isolado na sua sala, centrado na sua matéria específica. Ele terá que relacionar-se com os outros saberes, aprender com os outros colegas, tirar partido do que se faz nas escolas vizinhas.

Um ensino interdisciplinar, compartilhado por várias disciplinas, proporciona uma aprendizagem mais organizada e estruturada.

Por outro lado, não é um ministério que decide sobre a maneira como as crianças e os jovens devem aprender; pelo contrário, aquele deveria apoiar-se nos professores e perguntar-lhes quais as aprendizagens a proporcionar aos seus alunos para fazer face às mudanças rápidas que o mundo está a sofrer.


                                              Mário Freire