sábado, 10 de novembro de 2012

A LITERACIA EM TODAS AS IDADES


                            A LITERACIA EM TODAS AS IDADES

Cada grupo etário, a saber, crianças, adolescentes e adultos devem seguir caminhos distintos na aquisição da literacia.
As crianças devem ser estimuladas e acompanhadas pela família: um aumento da literacia dos adultos deve reflectir-se num aumento do prazer da leitura, no desenvolvimento da linguagem e na inclusão social das crianças. Não deve ser ignorado pelos responsáveis educativos a necessidade de uma despistagem, logo que possível, de problemas de audição e visão, entre outros, que poderão contribuir decisivamente para futuros problemas no que à literacia diz respeito.
Também na escola se poderá implementar a literacia infantil desde que existam professores interessados em novos métodos de aprendizagem da leitura e da escrita. O trabalho docente deverá contar com a colaboração da família, sobretudo em situações tais como a dislexia, que exijam intervenção especializada; os curricula devem motivar a leitura e a escrita, promovendo nos alunos a autoconfiança e o desejo de sucesso; os recursos disponíveis devem incluir materiais em suportes diversos, que motivem os alunos a trabalhar com prazer.
No que aos adolescentes e adultos se refere, as preocupações são idênticas, embora com aspectos específicos a ter em conta.
Na escola, os professores devem apresentar a leitura e a escrita como capacidades fundamentais a desenvolver, sem as quais dificilmente será possível entrar no mercado de trabalho. Os curricula deverão incentivar a utilização de materiais de leitura de natureza diversa que poderão incluir desde livros em suporte papel até livros electrónicos e SMS. Os professores jovens não terão dificuldade naquilo que diz respeito à leitura digital; aos menos jovens deverá ser dada a formação adequada.
 A cooperação entre escolas e com o meio empresarial poderá também ser útil, promovendo uma eficiente utilização de materiais e uma mais rápida inclusão no mercado do trabalho.
Tendo em vista a detecção atempada de eventuais problemas de deficiente prática de literacia e numeracia nos adultos, as autoridades devem providenciar sistemas que promovam a sua monitorização. Só assim será possível desenvolver políticas e criar estratégias para os grupos identificados.
Também os media devem contribuir para que o problema da deficiente literacia seja associado a todos e não apenas aos migrantes e aos mais desfavorecidos. O trabalho de voluntariado poderá ser de extrema utilidade desde que convenientemente organizado.

                               FNeves