sábado, 24 de novembro de 2012

O PERIGO DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET PARA OS JOVENS


              Facebook, Twitter, MySpace, são termos comuns no vocabulário adolescente e juvenil. Pensa-se que dois terços dos jovens portugueses entre os 14 e os 18 anos usem diariamente estas redes sociais. Mas as crianças de 10 e 11 anos não estão imunes à exposição nelas.
Ora, muito do tempo passado nestas redes é gasto na divulgação de dados pessoais e fotografias, indicação das actividades desenvolvidas ou que pretendem desenvolver, chegando, muitos deles, a revelar informações como o local de residência, a escola que frequentam e a expor, até, a privacidade de familiares e de amigos. 
A utilização destas redes sociais pelos jovens e adolescentes pode originar dois tipos de problemas e um alerta:
Primeiro problema - O tempo gasto nelas pode ser um forte concorrente do tempo destinado ao estudo. Uma pesquisa realizada pela empresa Internet Time Machine, especializada em tendências na Web, apontou o facebook como estando no topo dos vícios digitais, ficando à frente de vícios como sexo ou cigarro.
Segundo problema - A divulgação, sem plena consciência do que isso possa representar, de dados da vida pessoal e familiar tornam as pessoas expostas a vulnerabilidades múltiplas das quais incorrem na possibilidade de não poderem sair ilesas, muito especialmente quando se intrometem terceiros que são estranhos.
Um alerta – Os pais, antes de colocarem um computador no quarto dos seus filhos, deveriam estar conscientes de que eles irão ficar em contacto com o mundo, com o melhor e com o pior que esse mesmo mundo pode revelar. Há, por isso, que educá-los para a responsabilidade, para a verdade e para a discrição e mostrar-lhes quanto de prejudicial podem representar determinadas mensagens, emitidas ou recebidas. É preciso ganhar-lhes a confiança mas estar sempre vigilantes e atentos a comportamentos que saiam da normalidade.

                                                                Mário Freire