sexta-feira, 2 de maio de 2014

UM MECENAS DO AMBIENTE EM PORTUGAL


“As cátedras são unidades orgânicas que visam o aprofundamento científico em determinadas áreas do conhecimento”, como explica Miguel Bastos Araújo em entrevista ao jornal da Universidade de Évora (UE). “Distinguem-se de outras unidades orgânicas na medida em que são centradas na figura de um professor, ou investigador, de elevado mérito, que possui total liberdade de cátedra, ou seja, liberdade de estudar, investigar, difundir e publicar sobre os temas que considerar serem mais oportunos”.
A Cátedra Rui Nabeiro, é um espaço de investigação criado a partir de uma parceria entre a UE e a empresa Delta Cafés (DC); é a primeira cátedra entre uma empresa e uma universidade que se cria em Portugal; destina-se à promoção da investigação, da formação avançada em ecologia e da divulgação científica não só junto dos estudantes mas também do grande público, do impacte das alterações ambientais na biodiversidade à escala local, regional e global.
A empresa, contribuiu com cerca de meio milhão de euros para o trabalho da equipa liderada por um dos nomes portugueses mais prestigiados na área da ecologia e ambiente. O prof. Miguel Bastos Araújo, foi eleito titular da primeira cátedra financiada por privados no nosso País. A visão estratégica da UE e do Comendador Rui Nabeiro permitiram projectar a investigação sobre as alterações ambientais e climáticas, e o seu impacte na biodiversidade para um patamar de visibilidade sem precedentes, pelo prestígio que confere à UE e à região Alentejo.
Os resultados da investigação, foram apresentados numa conferência aberta que teve lugar no Auditório do Colégio do Espírito Santo da UE.
 “A UE e a DC partilham a visão de que a actual geração é usufrutuária de um património natural e tem a responsabilidade de o legar às gerações futuras, em condições que garantam a sustentabilidade da vida humana”, considera a UE. O comendador Rui Nabeiro e a empresa DC têm vindo a protagonizar um papel meritório, seja com esta cátedra, seja no apoio a actividades educativas, de defesa do ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável no Alentejo e no País.

                                              FNeves