domingo, 11 de maio de 2014

AS RELAÇÕES PRECISAM DE TEMPO


Num mundo onde todos têm constantemente pressa, é difícil dar o bem mais precioso para uma relação, seja ela de que natureza for: o nosso tempo. Uma relação precisa de tempo: tempo para crescer, tempo para amadurecer e tempo para fazer durar. Tempo que não pode ser contado, mas que, para ser de qualidade, exige entrega, descontração e dedicação.
Numa relação amorosa, esta necessidade é ainda mais premente. Podemos não ter tempo para muita coisa, mas temos de ter tempo para o romance, caso queiramos que a relação se mantenha feliz.
 Independentemente de há quanto tempo a relação dura, é fundamental viver momentos de romantismo com frequência. O romantismo e a partilha de uma cumplicidade íntima é o que distingue uma relação amorosa, pelo que desvalorizar estes momentos é abrir portas para que a relação se transforme noutra coisa.
Exprimir o que se sente por palavras também é importante, por muito que se conheça os sentimentos do outro. Não se devem desvalorizar as várias formas que o ser humano tem para exprimir o que sente: pode ser através do toque, do olhar, das palavras… todas elas são relevantes! Exprimir o que se sente em relação ao outro e exprimir o que se sente sobre o outro: comunicar a admiração que se tem e elogiar são igualmente alimentos para que uma relação se mantenha viva.
Partir do pressuposto que o outro já sabe tudo e que portanto não vale a pena dizer sempre a mesma coisa é como deixar murchar uma flor, tendo água mesmo ao lado. Há que conseguir preservar e respeitar o espaço e a liberdade do outro, mas também há que partilhar interesses e atividades em comum.
 O amor não é apenas admirar o outro, ultrapassar os conflitos e ser romântico; também se trata de divertir-se em conjunto, sentir prazer e rir nas atividades que se faz na companhia um do outro. Para isso, é necessário ser criativo, ousar ter ideias diferentes, aceitar novas aventuras e sentir que a vida é muito melhor porque se tem a outra pessoa ao nosso lado. Para sentirmos isso precisamos de tempo, tempo de qualidade.

                               Rossana Appolloni