domingo, 9 de fevereiro de 2014

GLOBALIZAÇÃO E AMBIENTE


O processo de integração económica, social, cultural e espacial a que se chamou globalização tornou mais baratos e mais acessíveis muitos produtos de consumo corrente. A situação não é nova. Para se ser mais preciso, as sociedades estão em processo de globalização há muito tempo. No entanto, no final do século passado, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, a globalização intensificou-se de modo nunca visto.
Poderemos dizer que há uma verdadeira revolução tecnológica nas comunicações, na informática e na electrónica, que o mundo está cada vez mais dividido em blocos comerciais que competem entre si e ainda que as culturas populares locais tendem a ser substituídas por uma cultura global.
Contudo, a globalização é um fenómeno muito complexo e continuam a discutir-se os seus resultados. Um dos aspectos negativos apontados nessas discussões é a grande instabilidade económica que se cria no mundo, pois qualquer fenómeno que acontece num determinado país atinge rápidamente outros países.
Por sua vez, um dos aspectos positivos, apontados pelos defensores da globalização, é o modo como são facilitadas as relações culturais e económicas duma forma rápida e eficiente.
Se é verdade que existem aspectos positivos e negativos, uma coisa não pode negar-se: ela está a causar problemas ambientais de natureza global.
A Terra depende de cada uma das suas partes. Essas partes dependem umas das outras. Elas interagem, constituindo-se numa rede complexa de relações.
Hoje sabemos que existem problemas ambientais que atingem os países, independentemente da existência de fronteiras. As conseqüências de um problema ambiental local podem passar, muitas vezes, além desses limites – e de forma imprevisível.
Existem vários problemas ambientais globais, tais como a contaminação das águas subterrâneas, o agravamento do chamado “efeito estufa”, a ocorrência de “chuva ácida”, a emissão descontrolada de radioactividade tal como aconteceu na central nuclear de Chernobyl, que tive a oportunidade de visitar ainda em funcionamento, e a redução da quantidade do ozono nas camadas mais altas da atmosfera, entre outros.
De referir que o ozono está presente em toda a atmosfera, tanto na parte mais alta em que tem acção protectora como na parte mais baixa. Nesta, ele é indesejado, pois é, em grande parte, resultado da poluição automóvel.
Não podemos separar o homem do ambiente que o rodeia. Formamos um único sistema. Proteger o meio ambiente é garantir a nossa sobrevivência e a do nosso planeta. Tal sobrevivência não será possível se se verificar nos países emergentes um aumento de consumo, embora justo, do mesmo tipo que se verifica nos países ditos desenvolvidos. A razão é simples: para que toda a população mundial pudesse consumir a mesma quantidade de bens agrícolas e industriais que os cidadãos do mundo desenvolvido, a quantidade de matérias-primas e de energia necessárias seria de seis a nove vezes as que existem no nosso planeta.


                                                   FNeves