segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AS CORES INFLUENCIAM AS NOSSAS EMOÇÕES


A cromoterapia é uma disciplina da medicina alternativa que utiliza as cores para ajudar o corpo e a psique a encontrar o seu estado de equilíbrio. Tal como ouvir uma música nos pode fazer bem e alterar o estado de ânimo, também as cores influenciam o nosso sistema nervoso. Não é por acaso que as paredes dos hospitais são verdes, ou as roupinhas de bebé são azuis claras ou cor-de-rosa.
A cada cor corresponde um tipo de energia, a qual pode ser absorvida pelo organismo de várias formas: através da alimentação (é bom diversificar cores também nos alimentos), da luz solar, dos cheiros, etc. Todas estas fontes vão interferir no nosso sistema celular, restabelecendo o equilíbrio elétrico e químico necessário ao nosso corpo.
É interessante verificar que todos nós escolhemos as cores com que nos vestimos diariamente segundo os nossos estados de ânimo e, por vezes, até sentimos necessidade de colocar determinada cor. Se estamos em baixo, mais facilmente nos vestimos com cores escuras; se estamos alegres optamos por cores mais fortes e claras.
Uma forma terapêutica pode ser recorrer a cores que nos faltam precisamente para contrariar determinada energia mais presente: por exemplo, se formos para uma entrevista de trabalho e nos queremos sentir e demonstrar autoconfiança, pode ser boa ideia utilizar uma cor que nos dê força.
A publicidade joga muito nesse campo de forma a influenciar inconscientemente as pessoas a sentirem-se atraídas por determinado produto, como se pode ver pela imagem. Da mesma forma, nós também podemos influenciar o nosso estado emocional e influenciar o dos outros através das cores.
Seja audaz, quanto mais variar o espectro cromático à sua vista, mais rico e equilibrado será o seu organismo, em termos biológicos mas também emocionais.

                                                             Rossana Appolloni