quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SAÚDE E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


Quase todos os impactes ambientais e sociais das alterações climáticas podem afectar a saúde humana através da modificação dos padrões climáticos e de mudanças ocorridas, por exemplo, na água, no ar, na quantidade e qualidade dos alimentos, nos ecossistemas, na agricultura e também nas infra-estruturas.
As alterações climáticas podem multiplicar os riscos e os problemas de saúde existentes: os seus efeitos potenciais na saúde dependem em larga medida da vulnerabilidade das populações e da sua capacidade de adaptação. Os idosos e as pessoas afectadas por doença, correm um maior risco.
O previsível impacte das alterações climáticas na propagação das doenças transmitidas pela água, pelos alimentos e por vectores (mosquitos e ratos entre outros) realça a necessidade de instrumentos para combater essas ameaças à saúde pública. A transmissão das doenças é também influenciada por factores ecológicos, sociais e económicos, nomeadamente o acesso aos cuidados de saúde por parte da população.
Em zonas urbanas congestionadas, com alta impermeabilização do solo e amplas superfícies absorvedoras de calor, os efeitos das ondas de calor podem ser agravados devido a um arrefecimento nocturno insuficiente.
A qualidade de vida e a saúde dos habitantes das cidades depende fortemente da qualidade do ambiente urbano. Os espaços verdes desempenham um papel importante. Uma boa rede de espaços verdes proporciona um grande número de benefícios ambientais, sociais e económicos: redução do incómodo causado pelo ruído e boas condições para desenvolver actividades de lazer, por exemplo. Normalmente, as pessoas que vivem na proximidade de terrenos agrícolas, florestas, campos ou espaços verdes urbanos, dizem gozar de uma melhor saúde.
O alargamento dos benefícios que o ambiente oferece à saúde e ao bem-estar humano vai exigir um esforço contínuo de melhoria da qualidade do ambiente. Contudo, estes esforços terão de ser complementados por outras medidas, incluindo mudanças significativas do estilo de vida e do comportamento humano, bem como dos padrões de consumo.

                                   FNeves