terça-feira, 12 de novembro de 2013

O CONSUMO DE ÁGUA NA ACTUALIDADE NÃO É SUSTENTÁVEL



Embora os maiores problemas em termos de escassez de água se continuem a verificar na Europa do Sul (de que Portugal faz parte), o stress hídrico está também a aumentar em algumas regiões do Norte. Por outro lado, de futuro, as alterações climáticas estarão na origem de um aumento da intensidade e da frequência das secas, agravando o referido stress , nomeadamente nos meses de Verão.

A solução de curto prazo para a escassez de água tem consistido em captar quantidades crescentes da mesma, utilizando os recursos hídricos subterrâneos e de superfície . Esta sobreexploração não é sustentável. Tem um impacte considerável na qualidade e na quantidade da água que nos resta, bem como nos ecossistemas que dela dependem.

Temos de reduzir a procura, minimizar a quantidade de água captada e aumentar a eficiência da utilização do recurso em causa. Para isso, haverá que promover medidas de sensibilização pública tais como os programas de educação ambiental nas escolas que são essenciais para promover uma utilização sustentável da água. O problema das fugas nos sistemas de abastecimento deve ser resolvido. Em Portugal, as perdas causadas por essas fugas podem ser superiores a 40% do abastecimento total.

Devem criar-se incentivos a uma maior utilização de recursos hídricos alternativos tais como águas residuais tratadas, águas usadas e água da chuva recolhida a fim de contribuir para a redução do stress hídrico (Monsaraz é disso um bom exemplo: a sua imponente cisterna construída há centenas de anos, continua a ser utilizada).

Na Europa, as águas de superfície, tais como os lagos e rios, fornecem grande parte do volume total de água doce captada, constituindo a principal fonte de água utilizada na indústria, na produção de energia e na agricultura. Quase toda a água utilizada na produção de energia é devolvida a uma massa de água, ao contrário do que acontece com a maior parte da água captada para fins agrícolas. O abastecimento domiciliário, em contrapartida, baseia-se principalmente nas águas subterrâneas, devido à sua qualidade superior.

A dessalinização é uma alternativa às fontes de água tradicionais que está a ser cada vez mais utilizada, nomeadamente em regiões da Europa onde existe grave stress hídrico. Porém, na avaliação do impacte global da dessalinização no ambiente, devem ser tidas em conta as ainda elevadas necessidades de energia deste processo e a salinização do meio que dela resulta.

            Torna-se, pois, necessário dar mais atenção à gestão sustentável dos recursos naturais, sobretudo no que respeita à escassez de água e aos ecossistemas que dela dependem.

 

                                                                   FNeves