sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PROMOÇÃO DOS VALORES ÉTICOS


           A promoção dos valores éticos no aluno, para além dos aspectos intelectuais e emocionais, deveria constituir-se num dos pilares do nosso sistema educativo. Afinal, não foi devido a uma ausência desses valores, segundo se afirma, que a sociedade está a viver uma crise profunda?
            Ora, a preocupação com a educação do carácter, na sua perspectiva ética, se muitas vezes vem registada nas grandes metas das reformas, ela nem sempre se torna muito explícita nas acções concretas que têm lugar no quotidiano das escolas.
            Numa comunicação do Prof. Ramiro Marques, na Universidade de Aveiro, em 2006, falava-se de uma metodologia de promoção de valores. Dela permitia-me retirar algumas expressões que, julgo, poderiam inspirar uma certa prática, tendo em vista a tal promoção: envolver os alunos na tomada de decisões; desenvolver o raciocínio moral a partir dos conteúdos; superar os conflitos sem violência; estimular a cooperação entre os alunos; valorizar a responsabilidade, o gosto pelo trabalho e o esforço; induzir os alunos a cuidarem uns dos outros; reflectir eticamente as situações… Estes tópicos, não fazendo parte de nenhuma disciplina, poderiam estar presentes em todas elas.
Tendo em vista a promoção desses valores, cada escola poderia estabelecer um código de conduta que fosse aplicado em todos os espaços escolares. Este código seria, então, incluído num regulamento interno, no qual interviriam pais, professores e, de acordo com a faixa etária, os alunos.
Introduz-se, hoje, a palavra ética em inúmeros campos, tais como o da política, o do desporto, o das empresas… A sua prática quotidiana na escola, de que são exemplos alguns dos tópicos anteriormente referidos, iria contribuir, certamente, para fazer dos nossos alunos pessoas mais responsáveis e solidárias e melhor capacitadas a ingressarem no mundo do trabalho.


                                                           Mário Freire