Em
Portugal, a seguir ao 25 de Abril, o estatuto dos professores tem vindo,
continuamente, a degradar-se. A carreira docente e os professores estão a
atravessar um período de profunda mudança. Porém, a situação poderá inverter-se
desde que uma boa gestão dos recursos, cada vez mais escassos, seja acompanhada
por uma melhoria de qualidade do ensino, que permita preencher a lacuna entre o
que as sociedades modernas exigem e o que o sistema escolar pode fornecer .
Professores
com muitos anos de trabalho, sobrecarregados por vezes com tarefas administrativas, estão a dar
lugar a professores mais jovens mas com necessidade de formação.
Tornar
a carreira docente respeitada e atractiva, quer intelectual quer
financeiramente, deverá constituir um objectivo. Haverá que atrair e
seleccionar candidatos com formação profissional adequada e qualidades de
liderança e capacidade para trabalhar em equipa, constituindo redes de
profissionais do sector.
Como
preparar os professores para que os seus alunos desenvolvam, entre outras, as
aptidões, a destreza e a habilidade necessárias ao sucesso no mundo do século
XXI? De grande importância, mas difícil de pôr em prática, são ensinar a
pensar, a ser crítico mas também criativo,
a resolver problemas e a tomar decisões, a comunicar e a utilizar as TIC
(tecnologias da informação e da comunicação). Em certas democracias, dá-se
ainda especial importância ao desenvolvimento de capacidades, que promovam a
cidadania e a responsabilidade social.
Os
professores devem, pois, ter perfeito conhecimento das matérias que ensinam e
das respectivas metodologias de ensino. Por sua vez, a formação dos professores
deverá ter em conta os ambientes da aprendizagem que conduzirão ao
desenvolvimento de tais capacidades. Tais ambientes devem ainda respeitar as
diferenças culturais, cada vez mais presentes nas sociedades actuais, motivando
os estudantes e envolvendo-os em actividades dentro e fora da escola.
FNeves