sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SER PROFESSOR NO SÉCULO XXI


Em Portugal, a seguir ao 25 de Abril, o estatuto dos professores tem vindo, continuamente, a degradar-se. A carreira docente e os professores estão a atravessar um período de profunda mudança. Porém, a situação poderá inverter-se desde que uma boa gestão dos recursos, cada vez mais escassos, seja acompanhada por uma melhoria de qualidade do ensino, que permita preencher a lacuna entre o que as sociedades modernas exigem e o que o sistema escolar pode fornecer .
Professores com muitos anos de trabalho, sobrecarregados por vezes  com tarefas administrativas, estão a dar lugar a professores mais jovens mas com necessidade de formação.
Tornar a carreira docente respeitada e atractiva, quer intelectual quer financeiramente, deverá constituir um objectivo. Haverá que atrair e seleccionar candidatos com formação profissional adequada e qualidades de liderança e capacidade para trabalhar em equipa, constituindo redes de profissionais do sector.
Como preparar os professores para que os seus alunos desenvolvam, entre outras, as aptidões, a destreza e a habilidade necessárias ao sucesso no mundo do século XXI? De grande importância, mas difícil de pôr em prática, são ensinar a pensar, a ser crítico mas também criativo,  a resolver problemas e a tomar decisões, a comunicar e a utilizar as TIC (tecnologias da informação e da comunicação). Em certas democracias, dá-se ainda especial importância ao desenvolvimento de capacidades, que promovam a cidadania e a responsabilidade social.
Os professores devem, pois, ter perfeito conhecimento das matérias que ensinam e das respectivas metodologias de ensino. Por sua vez, a formação dos professores deverá ter em conta os ambientes da aprendizagem que conduzirão ao desenvolvimento de tais capacidades. Tais ambientes devem ainda respeitar as diferenças culturais, cada vez mais presentes nas sociedades actuais, motivando os estudantes e envolvendo-os em actividades dentro e fora da escola.


                                           FNeves