segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A COMPETÊNCIA EM MATEMÁTICA


Nos últimos anos, a questão da competência em matemática tem vindo a adquirir uma importância crescente. Tem sido identificada como uma das competências necessárias à realização pessoal, à cidadania activa, à inclusão social e à empregabilidade na sociedade do conhecimento do século XXI.
Entende-se que a competência no domínio da matemática não se limita à numeracia básica, envolvendo um conjunto de conhecimentos, de aptidões e também de atitudes. Refere-se à capacidade de raciocinar em termos matemáticos, de colocar e resolver problemas matemáticos, e de aplicar o pensamento matemático à resolução de desafios da vida real. Está ligada a aptidões como o pensamento lógico e espacial, à utilização de modelos, gráficos e diagramas, e à compreensão do papel da matemática na sociedade.
Os primeiros anos de escolaridade constituem a base para a posterior aprendizagem da matemática. Identificar as dificuldades nesta fase pode evitar que as crianças desenvolvam estratégias desadequadas e concepções erradas susceptíveis de se tornarem, a longo prazo, obstáculos à aprendizagem. Uma intervenção precoce pode, igualmente, combater a ansiedade, um factor potencialmente significativo entre os alunos mais velhos. Os jovens receiam frequentemente a matemática e alguns alteram mesmo as suas opções de formação, para evitar esta disciplina.
Considera-se como fraco o aproveitamento em que o desempenho do aluno é inferior ao nível de sucesso esperado; ocorre por variadas razões, algumas relacionadas com a escola, outras associadas a dificuldades de aprendizagem, tal como a discalculia (uma condição que afecta a capacidade de adquirir competências aritméticas).
O fraco aproveitamento na disciplina de matemática constitui uma preocupação comum a todos os países europeus. É uma questão associada não apenas à eficácia do ensino e da aprendizagem, mas também ao meio familiar dos alunos. Deste, são de referir o nível de escolaridade e a profissão dos pais, a forma como ajudam os filhos nos trabalhos de casa e a disponibilidade de recursos no domicílio, como um local sossegado para estudar ou uma ligação à Internet.
Têm-se ensaiado várias estratégias para apoiar os alunos com mais dificuldades. A adopção de métodos pedagógicos inovadores poderá ajudar a melhorar as atitudes, aumentar os níveis de desempenho e abrir novas possibilidades de aprendizagem.
Para terem êxito as estratégias para combater o fraco aproveitamento precisam de integrar os vários aspectos do ensino e da aprendizagem, nomeadamente o conteúdo e a organização do currículo, as práticas lectivas e a formação inicial e contínua dos professores.
Para concluir, diremos que a falta de especialistas em matemática e domínios afins pode afectar a competitividade das economias e os esforços para superar a crise económica e financeira actual.

                                                    FNeves