quinta-feira, 7 de março de 2013

MÉTODO DE ENSINO MÚTUO VI


                        Aprendizagem da escrita

Em cada uma destas três classes de escritura seriam respeitadas seis ordens de graduação de exercícios, figurando elementos de:  (§ 5º)

Letras minúsculas
Letras maiúsculas
Alfabetos minúsculos
Alfabetos maiúsculos
Escritura corrente em carácter bastardo
Escritura corrente em carácter cursivo 

Era de prever que o calendário escolar anual, semanal e diurno viria discriminado em pormenor, indicando os dias exactos de suspensão de actividades lectivas no Natal, Carnaval e Páscoa, tardes de sábado e aniversários dos Reis, dedicando 6 horas diárias de trabalho escolar da Abril a Setembro e 5,5 horas de Outubro a Março - § 6º.
As entradas e saídas de aulas, de acordo com a luminosidade solar, variavam respectivamente entre as 7h. e as 10h da manhã e as 4,5 h e as 6h da tarde - § 7º e 8º .
As tarefas escolares, distribuídas entre o professor (eventualmente o aspirante), o ajudante e os decuriões rentabilizavam o tempo escolar de forma a aproveitar-se todo o tempo, distribuindo as actividades ao longo do dia, de acordo com a exigência intelectual dos trabalhos  em curso- §9º.
Recomendava-se o Novo Método de Ensinar e Aprender a Pronunciação e Leitura da Língua Portuguesa que fora testado na Escola Geral, fundada em Belém, para habilitação dos Mestres, Ajudantes, e Aspirantes das Escolas de Primeiras Letras - § 10º
Nas lições de Etymologia, Sintaxe, Ortografia e Pontuação era aconselhado o Novo Epitome da Gramática Portuguesa da autoria do Director das Escolas Militares João Crisostomo de Couto e Melo, Capitão do Real Corpo de Engenheiros - § 11º.
No ensino da Escritura eram aconselhadas regras quanto à forma, inclinação, distância, etc., constantes da Nova Arte de Ensinar e Aprender a Escrever  - §1.
                                                                                                                    
      Francisco Goulão