Aprendizagem
da escrita
Em
cada uma destas três classes de escritura seriam respeitadas seis ordens de
graduação de exercícios, figurando elementos de: (§ 5º)
Letras
minúsculas
Letras
maiúsculas
Alfabetos
minúsculos
Alfabetos
maiúsculos
Escritura
corrente em carácter bastardo
Escritura
corrente em carácter cursivo
Era
de prever que o calendário escolar anual, semanal e diurno viria discriminado
em pormenor, indicando os dias exactos de suspensão de actividades lectivas no
Natal, Carnaval e Páscoa, tardes de sábado e aniversários dos Reis, dedicando 6
horas diárias de trabalho escolar da Abril a Setembro e 5,5 horas de Outubro a
Março - § 6º.
As
entradas e saídas de aulas, de acordo com a luminosidade solar, variavam
respectivamente entre as 7h. e as 10h da manhã e as 4,5 h e as 6h da tarde - §
7º e 8º .
As
tarefas escolares, distribuídas entre o professor (eventualmente o aspirante),
o ajudante e os decuriões rentabilizavam o tempo escolar de forma a
aproveitar-se todo o tempo, distribuindo as actividades ao longo do dia, de
acordo com a exigência intelectual dos trabalhos em curso- §9º.
Recomendava-se
o Novo Método de Ensinar e Aprender a
Pronunciação e Leitura da Língua Portuguesa que fora testado na Escola
Geral, fundada em Belém, para habilitação dos Mestres, Ajudantes, e Aspirantes
das Escolas de Primeiras Letras - § 10º
Nas
lições de Etymologia, Sintaxe, Ortografia e Pontuação era aconselhado o Novo Epitome da Gramática Portuguesa da
autoria do Director das Escolas Militares João Crisostomo de Couto e Melo,
Capitão do Real Corpo de Engenheiros - § 11º.
No
ensino da Escritura eram aconselhadas regras quanto à forma, inclinação,
distância, etc., constantes da Nova Arte
de Ensinar e Aprender a Escrever -
§1.
Francisco Goulão