sábado, 23 de março de 2013

INVESTIMENTO DIVERSIFICADO




A vida é composta por várias áreas de interesse, as quais contribuem para a plenitude do nosso ser: família, trabalho, amigos, desporto, atividades artísticas, etc. No entanto, quando uma das nossas áreas de interesse é afetada, facilmente entramos numa crise tal que as outras partes deixam de receber atenção.
Se estamos em crise na nossa relação amorosa, parece que mais nada tem importância; se perdemos o trabalho é como se o mundo desabasse; se sofremos a traição de um amigo, a desilusão é completa… Concentrarmo-nos num determinado aspeto do variado leque de que a nossa vida é composta, faz com que não consigamos sentir prazer em mais nada, caso esse aspeto, em particular, sofra alguma perturbação. Corre-se o risco de ele se transformar no centro dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos e das nossas emoções, anulando assim a capacidade de desfrutarmos de tudo o resto.
Era capaz de investir todo o seu dinheiro nas ações de uma única empresa? Ou depositar todas as suas poupanças num único banco? Qualquer especialista no ramo o aconselharia a diversificar o investimento. A melhor forma de evitar a ruína completa é assegurar a variedade de investimento, pois se um corre mal, pelo menos ainda tem os outros.
Ora, o mesmo se aplica à forma de viver a nossa vida: devemos investir energia em várias áreas para que quando uma delas entra em crise, as outras ainda nos conseguem dar a energia suficiente para sentirmos que vale a pena viver. Mas para isso, temos de as alimentar de igual forma, ao longo do tempo.
Faça uma avaliação do que é importante para si e crie prioridades. Depois, equilibre essas prioridades em termos de dedicação. Identifique o que é que lhe proporciona prazer e invista aí o seu tempo, pois nos momentos em que precisamos, essa é a fonte do nosso bem-estar!

                                        Rossana Appolloni