segunda-feira, 11 de março de 2013

FRAGILIDADES DE CONTEXTO NA ESCOLA BÁSICA



               Há uma tendência fundamentada que coloca como uma das causas de maior relevo do insucesso e do abandono escolares, os aspectos socioeconómicos e familiares. Aqueles temas, aliás, já aqui foram tratados.
            Outros factores, porém, existem e que, em certas circunstâncias, podem adquirir idêntica importância no que se refere àqueles temas.
            Num estudo recente (2012) apoiado e publicado pela Fundação Gulbenkian (Promoção do sucesso educativo – projectos de pesquisa), abordam-se alguns desses factores.
          Diz-se nesse estudo que nos concelhos que apresentam menor desenvolvimento, os factores de risco educativo continuam ainda a ser as fragilidades de ordem económica, social e cultural. E estas fragilidades ligam-se quer directamente com o desfasamento que as populações têm relativamente à escola, quer indirectamente com a própria organização escolar, como sejam a estabilidade do corpo docente, o acompanhamento dos alunos ao longo do seu percurso escolar, o funcionamento dos diferentes órgãos…
        Quanto aos concelhos com um índice de desenvolvimento maior, o risco escolar, sem descurar as componentes de natureza socioeconómica e cultural, parece assentar mais no interior da própria escola. Ele terá muito a ver quer com a falta de espaços ou a menor qualidade deles, quer com aspectos organizacionais. De entre estes, destacam-se o deficiente trabalho em equipa dentro e entre os diferentes sectores da comunidade escolar; a falta de integração dos professores mais novos; a dificuldade de articulação entre ciclos de aprendizagem e a débil relação entre o desenvolvimento de projectos, a actividade escolar e o exterior.
            Ora, a organização escolar, segundo o estudo, é o resultado de um processo que, para ter resultados positivos nas aprendizagens, exige um mínimo de estabilidade quer na presença dos professores e outros funcionários, quer na definição de regras e procedimentos.  Sabe-se, contudo, quanto o nosso sistema de ensino tem sido pródigo em alterações de forma e de conteúdo. Um dia, certamente, deveremos chegar à tão almejada estabilidade, mas somente aquela que for produtora de sucesso!

                                                 Mário Freire