Há uma tendência fundamentada
que coloca como uma das causas de maior relevo do insucesso e do abandono
escolares, os aspectos socioeconómicos e familiares. Aqueles temas, aliás, já aqui
foram tratados.
Outros factores, porém, existem e que,
em certas circunstâncias, podem adquirir idêntica importância no que se refere
àqueles temas.
Num estudo recente (2012) apoiado e publicado
pela Fundação Gulbenkian (Promoção do
sucesso educativo – projectos de pesquisa), abordam-se alguns desses
factores.
Diz-se nesse estudo que nos
concelhos que apresentam menor desenvolvimento, os factores de risco educativo
continuam ainda a ser as fragilidades de ordem económica, social e cultural. E
estas fragilidades ligam-se quer directamente com o desfasamento que as
populações têm relativamente à escola, quer indirectamente com a própria
organização escolar, como sejam a estabilidade do corpo docente, o
acompanhamento dos alunos ao longo do seu percurso escolar, o funcionamento dos
diferentes órgãos…
Quanto aos concelhos com um índice
de desenvolvimento maior, o risco escolar, sem descurar as componentes de
natureza socioeconómica e cultural, parece assentar mais no interior da própria
escola. Ele terá muito a ver quer com a falta de espaços ou a menor qualidade
deles, quer com aspectos organizacionais. De entre estes, destacam-se o deficiente
trabalho em equipa dentro e entre os diferentes sectores da comunidade escolar;
a falta de integração dos professores mais novos; a dificuldade de articulação
entre ciclos de aprendizagem e a débil relação entre o desenvolvimento de
projectos, a actividade escolar e o exterior.
Ora, a organização escolar, segundo
o estudo, é o resultado de um processo que, para ter resultados positivos nas
aprendizagens, exige um mínimo de estabilidade quer na presença dos professores
e outros funcionários, quer na definição de regras e procedimentos. Sabe-se, contudo, quanto o nosso sistema de
ensino tem sido pródigo em alterações de forma e de conteúdo. Um dia,
certamente, deveremos chegar à tão almejada estabilidade, mas somente aquela
que for produtora de sucesso!
Mário Freire