quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

COMO CONTROLAR A AGRESSIVIDADE


 
No texto anterior vimos que a agressividade tem um lado positivo e um lado negativo, dependendo dos objetivos com os quais ela é utilizada. No caso de ser manifestada através de agressão para com o próximo, vejamos algumas dicas que nos podem ajudar a controlá-la:
1. Fazer uma pausa: antes de reagir a uma situação tensa, conte até 10 e respire profundamente; se for necessário, afaste-se da situação ou da pessoa que provocou tal tensão.
2. Expressar as razões da raiva: assim que estiver capaz de pensar lucidamente, exprima os motivos da sua frustração, preocupações e necessidades, de forma clara e direta, sem ofender nem tentar controlar.
3. Faça exercício físico: pode ser um canal expressivo de emoções; o exercício físico estimula a produção de substâncias cerebrais que provocam a sensação de felicidade e bem-estar.
4. Pense antes de falar: para que não se arrependa do que pode vir a dizer, faça um momento de reflexão antes de se expressar e deixe os outros fazerem o mesmo.
5. Identifique as possíveis soluções: em vez de remoer sobre o que o faz irritar, pense no que está ao seu alcance para resolver o problema.
6. Defenda as suas razões concentrando-se no que sente: evite criticar e atribuir a culpa aos outros. Em vez de acusar o outro (ex. “Nunca fazes nada nesta casa!”), expresse de que forma a atitude do outro o magoa (ex. “Fico incomodado que não me ajudes a levantar a mesa.”).
7. Tente usar o humor para aligeirar a tensão, mas não a ironia. Esta pode facilmente magoar os sentimentos do outro e fazer piorar a situação.
8. Faça exercícios de relaxamento: respiração, meditação, repetir palavras ou frases que lhe transmitam calma.
9. Saiba pedir ajuda: aprender a controlar a agressividade é um desafio para qualquer pessoa. Se há o risco de que a sua cólera possa causar problemas e que não consegue, sozinho, controlar a situação, considere a possibilidade de consultar um especialista.
 
Rossana Appolloni