domingo, 9 de dezembro de 2012

A MOBILIDADE DO SISTEMA EUROPEU DO ENSINO SUPERIOR




Pela sua relevância, não nos podemos esquecer que a Europa não é apenas a Europa do Euro, dos bancos e da economia; deve também ser uma Europa do conhecimento. Esta é reconhecida como um factor de crescimento social e humano indispensável para consolidar e enriquecer a cidadania europeia, sendo ainda capaz de dar aos seus cidadãos as competências necessárias para enfrentar os desafios do novo milénio.

Devemos fortalecer e construir o nosso continente nos aspectos intelectual, cultural, social e técnico, entre outros. Estes têm, em parte, sido definidos pelas universidades, que continuam a ter um papel fundamental no seu desenvolvimento.

Há alguns séculos, quando as universidades nasceram, os académicos podiam circular livremente e, desse modo, disseminar o conhecimento. Um ensino superior de qualidade e acessível a todos é de extrema importância para uma sociedade europeia e democrática. Acessibilidade e diversidade têm sido, tradicionalmente, as bases da educação europeia e assim deverão permanecer no futuro.

            A mobilidade também é um modo de promover a compreensão cultural e a tolerância. Um espaço de ensino superior europeu que promova melhoria e cooperação requer mobilidade física de estudantes e investigadores. No entanto, a cooperação com instituições de ensino superior fora do espaço europeu poderá contribuir para que a realidade europeia seja melhor conhecida.

 Os obstáculos para a mobilidade não existem, em exclusivo, no mundo académico; também devem ser removidos obstáculos de natureza social, económica e política. Os Governos deverão garantir para os estudantes estrangeiros os mesmos direitos legais que os estudantes do país anfitrião e as instituições do ensino superior deverão assumir a responsabilidade de proporcionar aos seus estudantes programas de mobilidade.

A criação de uma verdadeira área de ensino superior europeia em que, necessariamente, os docentes e os estudantes devem ser vistos como parceiros activos, conduzirá a uma expansão da mobilidade e a um crescente interesse na educação e na pesquisa.

 

                           FNeves