quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A FORÇA DA AUTODETERMINAÇÃO



Perceber por que queremos atingir determinada meta (alterar um velho hábito, ter mais proveito no trabalho, ter melhores notas, melhorar as relações sociais, etc.) é a condição primária para termos o máximo rendimento no quer que seja.
Os “tenho de” podem-nos fazer seguir em frente por algum tempo, mas a longo prazo deixam de ser suficientes para nos manterem naquele caminho. Os psicólogos Edward L. Deci e Richard M. Ryan desenvolveram a chamada Teoria da Autodeterminação no âmbito do modelo motivacional que nos ajuda a compreender melhor em que circunstâncias é que as pessoas mais facilmente atingem os seus objetivos.
Segundo esta teoria, as pessoas sentem-se mais realizadas quando satisfazem três necessidades psicológicas essenciais:
1. Sensação de competência: para nos sentirmos competentes, precisamos de procurar fazer atividades que nos ajudem a experimentar a satisfação de sermos bons em qualquer coisa.
2. Ligação com outras pessoas: somos seres sociais, pelo que todos procuramos estar em companhia uns dos outros; essa é uma das razões pelas quais quando se tenta obter um objetivo em conjunto, as possibilidades de sucesso aumentam.
3. Autonomia, isto é, a sensação de escolher livremente o que quer fazer. Se uma pessoa for motivada para fazer alguma coisa apenas por pressão externa, antes ou depois acaba por sabotar os seus próprios esforços.
Encontrar atividades que vão ao encontro das suas necessidades pessoais aumenta as probabilidades de alcançar a meta.
Um estudo feito com obesos demonstrou que as pessoas que perderam peso em troca de dinheiro (motivação externa) recuperaram os quilos a mais após a cessação dessa recompensa económica, enquanto que os obesos que desenvolveram motivações intrínsecas para o fazer tiveram excelentes resultados a longo prazo.
Cada um de nós só precisa de identificar as motivações autónomas, profundas e individuais que nos levam a encontrar a solução ideal para cada um de nós.

 
                          Rossana Appolloni