sábado, 14 de abril de 2012

USO DE TÉCNICAS PSICOTERAPÊUTICAS NA ESCOLA



O aumento de jovens com conduta de violência escolar tem vindo a preocupar os agentes educativos (escola, família) e profissionais de saúde.
           As famílias desestruturadas continuam a aumentar e, deste modo, também o insucesso escolar em jovens adolescentes oriundos dessas famílias. Estes apresentam cada vez mais perturbações psicológicas de difícil controlo.
Nesta sequência introduzimos no processo educativo técnicas psicoterapêuticas de grupo que facilitam o desenvolvimento individual e relacional do aluno. O nosso objetivo é implementar valores de cidadania que favoreçam a inteligência emocional e previnam o aparecimento de condutas agressivas. Estão a ser aplicadas técnicas de visualização dirigida, numa perspetiva otimista e incentivadora de estratégias de atuação.  Estamos deste modo a alargar a aplicação das técnicas psicoterapêuticas do campo clínico para o campo educativo.
Pais e os professores têm um papel importante no processo educativo. Por isso, eles foram por nós escolhidos para definir os valores que consideram importantes no contexto de vida dos seus educandos/alunos e que estão a ser inspiração dos temas selecionados.   Esta intervenção, já implementada em algumas escolas, está a ser realizada através da aplicação de técnicas psicoterapêuticas de imaginação guiada.
Divulgamos e sugerimos a sua implementação em todas as escolas.
                                                            
                                                                   Paula Molarinho