sábado, 28 de abril de 2012

A COOPERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E EMPRESARIAIS


Numa sociedade do conhecimento onde a educação superior se torna uma necessidade para cerca de metade da população, as universidades deixaram de poder actuar como entidade académica independente. Devem, pelo contrário, adequar a sua actividade às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral.
Para isso, terão que actuar em parceria com as organizações públicas e privadas, que tornarão possível a inserção dos recém licenciados no mercado de trabalho.
As Universidades e as empresas parecem ainda não reconhecer o grande potencial da cooperação. As primeiras permanecem ainda fortemente orientadas como instituições académicas enquanto que as segundas procuram soluções rápidas que as Universidades são incapazes de fornecer.
Na Europa, a sinergia entre o mundo empresarial e o mundo educativo tornou-se pois um objectivo de extrema importância. Está presente em todos os acordos europeus, Tratado de Lisboa incluído. Pretende-se, desta forma, tornar a Europa a sociedade baseada no conhecimento mais competitiva do mundo. Esta necessidade de alinhar a educação com as necessidades da economia verifica-se na maioria dos países do mundo global que têm relações de qualquer tipo com a Europa.
É verdade que a cooperação entre os mundos da educação e do trabalho está ainda pouco desenvolvida. Todavia, a implementação crescente da cooperação universidade-empresa tem promovido o entendimento das duas partes e a aceleração dos processos de acreditação nos diversos países. Ela pode proporcionar novas fontes de financiamento e melhores e mais especializados recursos humanos para as empresas. Pode contribuir, até, para a sobrevivência das instituições, no mundo cada vez mais competitivo em que nos encontramos.
Como conclusão poderemos então dizer:
- Os governos com preocupações de crescimento têm obrigação de criar legislação adequada, associada a incentivos financeiros quando possível.
- As Universidades devem tomar a iniciativa no desenvolvimento de parcerias com o mundo do trabalho, atendendo a que são elas as principais responsáveis pela empregabilidade dos seus alunos.
- As Empresas devem ter em atenção os importantes benefícios mútuos de tal cooperação e devem ser encorajadas a fazer parcerias com as instituições onde são  formados os seus futuros colaboradores.

                                                      FNeves