terça-feira, 24 de abril de 2012

A ESCOLHA DE UM CURSO E A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL - 3


                                         O mundo dos cursos e das profissões

            Para se tomarem boas decisões em relação ao futuro é necessário conhecer a realidade escolar e profissional.
Uma vez concluído o 9ºano, terá o aluno que fazer uma escolha que, não sendo decisiva, em muito irá condicionar o seu futuro escolar e profissional. Na verdade, qualquer curso do ensino secundário permite concorrer a qualquer curso do ensino superior e o ingresso nele incluirá sempre a prestação das provas fixadas para o(s) curso(s) pretendido(s).  O bom senso aconselhará a matrícula nessas disciplinas como em outras consideradas importantes nesse(s) curso(s).
De entre as várias modalidades que o ensino secundário apresenta, destacarei duas, aquelas que mais frequentemente suscitam o interesse dos jovens e que maior oferta proporcionam por parte das escolas:
- O aluno segue para um curso profissional. Visa-se, com estes cursos, o desenvolvimento de competências que habilitem o jovem para o exercício de uma profissão. Com a conclusão de um destes cursos obtém-se o ensino secundário e a certificação profissional. Possibilita-se, como já foi referido, o prosseguimento de estudos para o ensino superior, mediante a realização dos respectivos exames de acesso. 
- O aluno escolhe uma das quatro áreas dos cursos científico-humanísticos, visando preferencialmente o prosseguimento de estudos, seja ele em universidades ou em institutos politécnicos. Nesta via incluem-se os cursos de Ciências e Tecnologias, de Artes Visuais, de Ciências Socioeconómicas, de Ciências Sociais e Humanas e de Línguas e Literaturas.
Sejam quais forem as modalidades por que se acede ao ensino superior, e tendo em consideração o que cada um conhece acerca de si mesmo, deveria ter lugar sempre uma informação suficientemente esclarecedora sobre aquilo que é escolhido quer para o percurso a fazer no secundário, quer para o(s) curso(s) que se visa(m) no ensino superior. Neste último caso, há que saber as disciplinas que o(s)  constitui(em) , o que fazem os profissionais dele(s) oriundos, as perspectivas actuais e, se possível, de médio e longo prazos do mercado de trabalho.  
Vivemos numa sociedade do conhecimento. Ora, esse conhecimento torna-se crucial quando se tomam decisões sobre o futuro, ainda que com muitas incertezas, de cada um. Aos alunos mas, também, à escola, através de serviços de orientação, e à comunidade em geral (serviços de emprego, universidades, organizações de natureza profissional…) cabe essa informação.

                                                               Mário Freire