quarta-feira, 18 de abril de 2012

TRABALHOS PARA CASA - 2



                                            O papel dos pais

            Viu-se, em crónica anterior, que os trabalhos para casa (TPC) se implicam com vários actores sociais e que eles podem constituir-se num elo de ligação entre a escola e a família.
            Se eles possibilitam aos pais uma informação sobre o andamento das matérias nas aulas, essa função, contudo, deve estar muito longe de ser a função principal dos TPC.
Estes podem proporcionar uma oportunidade aos pais para manifestarem aos filhos que se interessam pelo que fazem, dando-lhes a responsabilidade de orientarem o seu próprio trabalho sem que sobre eles seja exercido um controlo que lhes retire a liberdade de gerir o tempo e de executarem as tarefas do modo que melhor entendam. Tal não implica, porém, um alheamento do que está a ser feito, muito especialmente se é solicitada uma ajuda. 
Nem todos os pais, é certo, estão em condições de responder às perguntas que lhes são feitas. Há, então, que ajudar os filhos a anotarem as dúvidas para que na aula o professor lhes possa dar resposta.
Mais importante que dar-lhes ou ajudá-los a dar as respostas que os filhos solicitam é proporcionar-lhes um ambiente calmo, sem distracções de televisão, computador, de pessoas a passar ou a falar…, de modo que eles possuam aquelas condições que lhes permitam fazer as suas pesquisas e gerir o seu tempo.
Um tema interessante para reuniões de pais poderia ser, precisamente, um debate sobre os comportamentos dos encarregados de educação susceptíveis de serem os mais adequados relativamente aos trabalhos para casa. Infelizmente, nos dias de hoje, nem sempre os pais sentem a necessidade ou têm a possibilidade de acompanharem a vida escolar dos filhos. Estudos efectuados nesta área permitem afirmar, porém, que este acompanhamento e, muito especialmente, o trabalho conjunto em casa se traduz numa melhoria do rendimento escolar.
Enfim, o papel dos pais, quaisquer que sejam as situações de relação com os filhos, é sempre susceptível de os ajudarem no seu desenvolvimento.

                                                              Mário Freire