sexta-feira, 28 de junho de 2013

TUDO É TEMPORÁRIO


Nada que tenha vida é estático e imutável. Um dos elementos que caracteriza tudo o que tem vida – animais, plantas, natureza, etc. – está em permanente mudança. As células do nosso corpo vão sofrendo alterações a cada minuto que passa, os nossos estados de ânimo vão-se alterando consoante os momentos da vida ou até mesmo do dia, as situações vão mudando ao longo das várias fases do nosso percurso e os relacionamentos vão-se modificando com o passar do tempo. Nada é igual a ontem e nada será igual amanhã. Esta é a condição que marca a nossa existência e só quem treina a capacidade de se adaptar e de colher o melhor que cada momento nos proporciona é que consegue retirar sentido à vida e sentir-se grato pela sua existência.
Quando vivemos um período de sofrimento não vemos a hora que acabe e, apesar de recearmos que dure eternamente, a vida já nos ensinou que, com o tempo, tudo passa. Pelo contrário, quando vivemos uma fase de êxtase agarramo-nos a ela com tanta força que mal nos lembramos que um dia vai terminar e depois, quando acontece, a queda é enorme.
Não devemos viver as coisas projetando-as no futuro e pensando que um dia vão ou não acabar, devemos simplesmente viver no presente, aceitar a nossa condição atual e estarmos alerta, conscientes, para que possamos desfrutar ao máximo o que a vida nos proporciona: se for um momento de sofrimento, então que possamos aprender o mais possível e sentir emoções que não seria possível de outra forma; se for um momento de alegria, então que possamos contagiar o resto do mundo e ajudar os que estão menos bem.
Não podemos eternizar as situações, mas podemos tornar os momentos eternos dentro de nós para que o nosso olhar seja sempre positivo. As pessoas felizes não são imunes a eventos negativos, são é capazes fazer uso de tudo o que lhes acontece para continuar a ver o mundo positivo.

                                                 Rossana Appolloni