sexta-feira, 14 de junho de 2013

A FAMÍLIA COMO PILAR DA SOCIEDADE


     As famílias são o pilar da sociedade. Elas desempenham um importante papel, criando economias de escala para as pessoas que vivem juntas e contribuem para o orçamento familiar.
São as famílias que redistribuem os recursos (dinheiro ou tempo) entre indivíduos e gerações. Dão protecção e segurança e oferecem identidade, amor e cuidados aos seus membros, constituindo o coração de muitas redes sociais.
Há décadas que as famílias estão a mudar: a esperança de vida é maior, ao contrário do que sucede com as taxas de natalidade, muito baixas, em particular nos países da Europa do sul. Portugal não é excepção. Hoje, em muitas famílias, há mais idosos e menos crianças. As famílias vivem, também, hoje duma forma menos convencional: há mais coabitação, os casamentos são mais tardios e terminam mais frequentemente em divórcio. Os membros do casal têm, com frequência, que combinar as exigências da sua carreira com as da vida familiar. Os filhos vivem, frequentemente, apenas com um dos pais.
            Estas mudanças exigem especial atenção do estado social, quando se trata de famílias vulneráveis; só desse modo será possível assegurar o bem-estar familiar, em especial no que se refere à educação e à saúde das crianças e, assim, evitar que a família caia numa situação de pobreza. O risco aumenta em situações de desemprego.
            Uma família sólida constituirá um incentivo ao crescimento e à sustentabilidade financeira dos sistemas de protecção social, face ao envelhecimento populacional.
            Colocam-se, pois, as seguintes questões:
            Os gastos com a família estão a aumentar; ambos os elementos do casal trabalham, dando a sua contribuição para o orçamento familiar. As mulheres têm agora mais possibilidade de entrar no mercado de trabalho, embora ainda haja discriminação salarial relativamente aos homens. De que modo será afectado pelo duplo emprego do casal o bem-estar familiar em geral e o aproveitamento escolar dos filhos?
            O bem-estar dos filhos também condiciona o trabalho dos pais. Esse condicionamento funcionará da mesma maneira para ambos os elementos do casal? Não esquecer que, tratando-se de uma família monoparental, a situação poderá agravar-se de maneira significativa.

                                                               FNeves