sábado, 31 de março de 2012

PODE A EDUCAÇÃO MODIFICAR O NOSSO COMPORTAMENTO AMBIENTAL?


Uma grande parte das ideias e dos conhecimentos que constituem a base do nosso comportamento em adulto, é adquirida durante o nosso percurso na Escola.
O sistema educativo tem a capacidade de modificar as atitudes do indivíduo, expondo-o a novas ideias e conceitos e fornecendo ao estudante perfis sociais e analíticos, que lhe permitem uma avaliação racional das escolhas a fazer durante a vida.
O comportamento é um dos parâmetros sociais a que se pode atribuir uma relação directa, com a preservação do ambiente em geral e ainda, em particular, com o consumo individual de energia. O comportamento individual em termos de uso da energia é, por sua vez, determinado por factores externos globais, dos quais são de salientar a política energética e a tecnologia de produção de energia; estes vão afectar directamente os respectivos preços e disponibilidade.
Tradicionalmente, os governos têm procurado a mudança de comportamentos através da imposição de preços elevados, de taxas ou ainda da utilização de novas tecnologias aplicadas não só à produção como também ao consumo. Contudo, mudanças de comportamento consistentes apenas poderão ser obtidas quando os indivíduos acreditam nas vantagens anunciadas e não apenas em simples factores externos.
Um exemplo, é o que se passa com a diminuição do consumo, quando os preços sobem em consequência da crise energética a que se segue, no entanto, novo aumento do consumo a partir do momento em que os preços baixem. Só o preço influenciou, neste caso, o comportamento individual. Uma mudança de comportamento requer a introdução de novos valores, transversais a toda a sociedade.
É, pois, facto adquirido que a educação pode, de facto, informar os indivíduos no que se refere  à  política energética e à tecnologia de produção, influenciando desse modo a atitude individual e contribuindo para uma efectiva mudança comportamental.

                                                              FNeves