quarta-feira, 21 de março de 2012

DA EDUCOLOGIA À INSTRUÇÃO - 2


                                        Qualidades a cultivar

Não raramente, no objectivo de identificação e cultivo das qualidades somos confrontados com a presença e resistência de defeitos. Face a estes, um outro objectivo se afigura preliminar: o dever de os eliminar. Assagioli chama a atenção para algo mais fundamental: Descobrir “as qualidades dos nossos defeitos e os defeitos das nossas qualidades.”  Quanto aos defeitos, há que ver um potencial carecido de boa utilização e adequada integração. Quanto às qualidades, importa estar atento aos excessos em termos de avaliação e de aplicação. Em psicossíntese, não existem fundamentalmente exclusões nem antinomias.
 As polaridades e os opostos fazem apelo à síntese, sendo que os últimos são passíveis de coincidência que elimina o dualismo radical. Posto o potencial humano em conceitos de energia e aliando a esta um conceito de neutralidade, a educação focaliza-se no bom cultivo e utilização da energia patente. Nesta perspectiva, se passa ao seguinte rol de qualidades que se afiguram particularmente características de uma abordagem psicossintética:
Amabilidade – Esta qualidade evoca o amor e o humor artisticamente expressos. Virá daí a consideração de Assagioli ao dizer que “ a utilização prática da psicossíntese é uma arte delicada.” Há na amabilidade a síntese de uma polida combinação do saber-ser aliado ao saber-agir e ao saber-viver. Sinónimo condizente com a amabilidade é a gentileza.
Autoridade – A verdadeira autoridade provém da demonstração da competência e não da intoxicação do poder. Erich Fromm faz a distinção “entre ter autoridade e ser autoridade.” No caso do ser, há a irradiação de um poder que nada tem a ver imposição, porquanto aliada à flexibilidade e ao bom humor. O ensino tem o fulcro na vivência e a disciplina se caracteriza pela convicção.
Benevolência – É característico desta qualidade considerar  hoje é demasiado cedo para julgar e condenar enquanto que o amanhã pode ser demasiado tardio para a motivação e o elogio que têm no agora a sua oportunidade. A benevolência substitui o julgamento pela compreensão indulgente, a pressão pelo encorajamento e o criticismo pelo estímulo.
Bondade - O Budismo alia aos Quatro Estados Sublimes outra tantas Virtudes Maiores: Bondade afectuosa, vera compaixão, alegria amistosa e sentido da equanimidade. Assagioli observa: “A bondade é oposta ao separatismo e constitui o percurso para a paz. Sem a bondade não pode haver nem paz, nem alegria nem amor.” A título de exemplo, acrescenta: “É a bondade de um São Francisco de Assis que domestica o lobo de Gúbio e numerosos ‘lobos’ humanos.”

Nota bene – Qualidades : Este elenco terá seguimento


                                          João d’Alcor