domingo, 25 de março de 2012

AS DESIGUALDADES DE GÉNERO E O MERCADO DE TRABALHO



O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para lembrar que, apesar de se terem registado já grandes conquistas, há ainda um longo caminho a percorrer até que as mulheres deixem de ser discriminadas na sociedade actual.
                     Sabendo-se que na escola as raparigas têm um aproveitamento tão bom senão melhor que os rapazes, será de esperar que na idade adulta possam ter iguais expectativas em termos de carreira?
Na maioria dos países ocidentais, as raparigas são mais ambiciosas que os rapazes: são elas, mais que os rapazes, que esperam vir a seguir carreiras de elevado status. Isso já acontece em países tais como a França, a Alemanha e a Suíça onde as presenças masculinas e femininas se equilibram. Existem, no entanto, outros países tais como Portugal, a Grécia e a Polónia em que a proporção de raparigas que aspira àquele tipo de carreiras é significativamente menor.
Os rapazes e as raparigas, independentemente do sucesso obtido na escola, têm ainda não só diferentes aspirações, como também diferentes expectativas no que se refere à carreira a seguir. Por exemplo, engenharia e computação apenas atraem uma pequena parte das raparigas, quando comparado com os rapazes.
O contrário, agora, sucede com os cursos na área da saúde e da educação básica: o número de raparigas que espera seguir uma carreira nestas áreas é muito maior que o dos rapazes. Isto sugere que embora as raparigas possam ser excelentes em diferentes áreas da ciência, não esperam, em geral, vir a ser engenheiras nem especialistas em Informática, pois dirigem a sua atenção para outro tipo de profissões.
Para terminar, poderemos dizer que diferenças de género nas expectativas de carreira podem contribuir para a segregação das raparigas, traduzidas em diferenças de remuneração e outras condições vigentes no mercado de trabalho.
                        
                                                FNeves