domingo, 30 de outubro de 2011

A REFORMA DO SISTEMA EDUCATIVO NA CHINA

China,Chinês,Confúcio,Dali,estátuas,filosofia,filósofos,fotografias,valores




A Reforma do Ensino na China dedica especial atenção à educação profissionalizante e à disseminação de boas práticas. Um sistema de escolas experimentais bem organizadas e ligadas em rede permite atrair os professores mais capazes para encarar novos desafios. Pretende-se que as reformas produzam abordagens pedagógicas inovadoras e um ensino personalizado. O objectivo é oferecer um currículo mais flexível adaptado às realidades locais e profissionais, afastando-se com frequência do que é praticado no ocidente.
Ao contrário do que sucede em muitos países ocidentais, nomeadamente em Portugal, em que o aluno é confrontado com uma grande diversidade de cursos, acabando por fazer opções que, muitas vezes, não se coadunam com o mercado de trabalho, na China existe um processo intensivo de aconselhamento da carreira a escolher. Neste, grupos de alunos podem exprimir e explorar os seus interesses e manifestar as suas capacidades na execução de projectos concretos. Equipas de professores combinam, em seguida, estes resultados com as necessidades laborais. Tudo isto é realizado sistematicamente e cuidadosamente monitorizado para determinar se e como o processo poderá ser ampliado a outras regiões.
A China está investindo recursos substanciais nestas reformas e prepara-se para investir ainda mais na respectiva disseminação por todo o país. Esta mudança política e a forma como os estudantes se manifestam e discutem as suas ideias sobre a educação, revela a forma como a China projecta o seu futuro educacional, preparando a sua população estudantil para uma economia global.

                                                      FNeves