terça-feira, 16 de junho de 2015

ENSINO ATRAVÉS DOS PARES

                                    



Numa turma nem todos os alunos progridem da mesma maneira. Há alunos que têm um ritmo mais lento na aprendizagem do que outros. Isto não significa que eles não consigam alcançar os objectivos pretendidos. Talvez necessitem de mais tempo para aprender ou de uma outra forma de serem ensinados.
Com uma reorganização diferente dos espaços dentro da sala de aula, com um ensino menos centrado no professor, podem encontrar-se outras formas de ensinar e de aprender. Uma delas seria o ensino através dos pares. Este consiste em colocar alunos que dominem suficientemente bem dada matéria a ajudar os seus colegas que estão a ter dificuldades em aprender ou a realizar determinada tarefa. Nem sempre serão os mesmos a ajudar nem os mesmos a serem ajudados. Este ensino pode surgir após uma avaliação formativa, isto é, aquela que assegura que os processos de ensino se vão adequando às características dos alunos. Nela o professor pode detectar certos deficits em alguns alunos e verificar que outros atingiram plenamente os objectivos que se pretendiam. Por que razão, então, não colocar esses alunos que melhores performances obtiveram nesse tópico, a ensinar os colegas que demonstraram ter maiores dificuldades? Já Séneca dizia “quem ensina aprende duas vezes”. Ora este tipo de tarefas permite aos alunos responsáveis por ajudar os colegas desenvolverem o sentido de cooperação e de entreajuda, ao mesmo tempo que consolidam as matérias ensinadas. Aos alunos que estão a ser ensinados pelos colegas permite-lhes terem uma ajuda personalizada através de uma linguagem mais próxima deles. Aos professores, este tipo de aula possibilita prestar uma ajuda diferenciada e simultânea a vários alunos, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de intervir junto de casos que exijam uma maior atenção.
É preciso inovar na escola e na sala de aula! Este tipo de ensino, ocasionalmente aplicado, pode contribuir para o melhoramento da aprendizagem e retirar muitos dos casos de indisciplina que na sala têm lugar.


                                 Mário Freire