segunda-feira, 8 de junho de 2015

AULAS DE 45 OU DE 90 MINUTOS?

                                        



Durante cerca de 10 anos vigorou a prática das aulas de 90 minutos nos 2º e 3º ciclos do Básico. Agora, a decisão sobre a duração das mesmas, se de 45 minutos ou de 90, passa a ser da responsabilidade das escolas, ouvindo pais, professores e alunos.
Para estabelecer a duração de uma aula, de modo que ela seja proveitosa, deveria atender-se, fundamentalmente, à capacidade de atenção do aluno. Ora, a atenção é um processo cognitivo pelo qual são seleccionados estímulos e sobre eles se exerce a concentração. Embora recebamos estímulos de várias origens, só atendemos a alguns deles. Em educação há, pois, que focalizar a atenção do aluno sobre determinados estímulos, ignorando outros que possam passar-se dentro ou fora da sala de aula. Esta capacidade de seleccionar os estímulos, e que exige esforço mental, vai variando com a idade, sendo maior num aluno do 12º ano do que num aluno do 5º ano.
Parece, pois, aceitável, considerando esta variável, que a duração das aulas nos anos de baixa escolaridade, seja menor do que nos anos mais elevados. Por outro lado, na sociedade digital em que vivemos, com a multiplicidade e brevidade de mensagens a que as crianças e adolescentes são submetidos, certamente que aulas de 45 minutos serão susceptíveis de terem maior rendimento do que aulas cuja duração é de 90 minutos. 
Claro que a atenção do aluno não varia, apenas, em função do tempo de exposição a uma mensagem. Há factores neurológicos e situacionais que podem ser um obstáculo à atenção. Além disso, a forma como a matéria é apresentada, o tipo de interacção que o aluno tem, quer com o professor, quer com os colegas na sala de aula, os meios utilizados, a sua disposição espacial na sala… são elementos igualmente condicionadores da atenção dos alunos. E esta é factor primordial da aprendizagem e da disciplina.

Passando, pois, a escola a ter que decidir sobre esta matéria, seria conveniente que ela ponderasse estes factores que, em minha opinião, justificam, na pré-adolescência e adolescência, as aulas com a duração de 45 minutos. Mas que sejam 45 minutos bem aproveitados! 

                                                Mário Freire