sexta-feira, 4 de abril de 2014

O SIMBOLISMO DA ÁRVORE


As Nações Unidas deliberaram que no dia 21 de Março de cada ano fosse celebrado o Dia Internacional das Florestas. Esta decisão tem como objectivo principal chamar a atenção das novas gerações para a importância que a árvore desempenha nas nossas vidas. Sem as florestas a humanidade não podia subsistir. Elas contribuem para o equilíbrio na Natureza e lutar contra a desflorestação é lutar pela sobrevivência.
Talvez por isso, os políticos da I República quisessem associar aos valores que eram apregoados, como o do amor à Pátria, o de uma maior instrução para as populações, o da fraternidade, o da regeneração da sociedade.
A Festa da Árvore vinha dos tempos da Monarquia e tinha sido divulgada pela Maçonaria. Ora, a República viu nela um símbolo que poderia ser aproveitado para divulgar as novas ideias e galvanizar as populações para uma nova maneira de estar na sociedade. Por isso, os vultos republicanos deram grande ênfase a esta iniciativa. Em contrapartida, as forças que se opunham ao novo regime viam nestas comemorações uma forma de divulgação do novo ideário. Ela, no entanto, constituiu, entre 1913 e 1917, um acontecimento de natureza cívica e democrática, realizado em todo o País e reunindo todos os grupos sociais. A partir desta última data, ela foi-se realizando esparsamente até 1936.
Nesta Festa eram reafirmados os novos símbolos, como a bandeira e o hino, e realçada a importância da escola na formação do carácter e no amor pela Natureza. Ela deu azo à criação da Associação Protectora da Árvore que contribuiu para o desenvolvimento florestal do País. Esta Associação promoveu conferências, plantações comemorativas, publicação de artigos de jornal, classificação e protecção das árvores notáveis. De salientar, ainda, as Conferências Florestais que tiveram lugar em 1914, 1915, 1916 e 1917, tendo constituído um incentivo para a arborização das dunas do litoral e do interior montanhoso.
A Árvore e a Floresta, contudo, encontram-se acima de quaisquer conotações que se lhe queiram colar. Celebremos, então, a Árvore e, se possível, com a participação dos mais novos, porque ela significa vida e esperança!

                                           Mário Freire