sábado, 12 de abril de 2014

ARTE E FELICIDADE


Várias experiências no campo da psicologia e da neurologia têm contribuído para o estudo da relação entre o prazer proporcionado pela contemplação de uma obra de arte e as reações do sistema cerebral humano. As conclusões vão no sentido de que a apreciação da beleza e da harmonia favorecem o trabalho do chamado circuito de recompensa do sistema nervoso central. Este circuito, relacionado com o comportamento emocional, encontra-se numa zona cerebral associada às sensações de prazer. A ativação deste circuito e dos respetivos neurotransmissores é essencial à nossa capacidade de satisfação.
Com base nestas conclusões, foi realizado um inquérito em França no sentido de avaliar como as pessoas que frequentam os museus e outros locais de exposições públicas reagem à relação com a arte. Como resultado, 86,6% dizem sentir-se felizes depois de visitar um museu ou uma exposição e 79,4% afirmam que a contemplação de uma obra de arte alivia o stress e acalma. Tomando em consideração várias idades e categorias socioprofissionais dos inquiridos, constata-se que a maioria considera a arte um fator de prazer, estímulo mental e de valorização pessoal.
Apreciar obras de arte num museu, ir ao teatro ou ao cinema, assistir a um concerto ou mesmo admirar monumentos são formas de estimularmos a nossa parte emocional através de uma vivência puramente individual e que difere de pessoa para pessoa.
Nem todos nós nos emocionamos com a mesma obra artística, nem a intensidade é igual. O importante é descobrirmos o que nos toca e alimentarmos essa fonte de prazer. A nossa sensibilidade também vai mudando ao longo do tempo e à medida que nos formos nutrindo através da arte, vamos refinando o nosso gosto. Para isso, ao contrário de muitas outras atividades da vida atual, feitas à pressa e sem grande ponderação, a apreciação da arte requer alguma disponibilidade e tempo. Tempo para apreciar, para sentir e para se entregar a uma experiência que nada tem de racional e que tem valor por si só.


                                                Rossana Appolloni