sexta-feira, 18 de abril de 2014

CONTRIBUIR PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE


O ambiente tem sido a grande preocupação de todas as comunidades nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela acção do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas acções.
As pessoas já se consciencializaram que os recursos naturais são finitos e que a sua não preservação ameaça o futuro das novas gerações. Tornou-se evidente, também, que é necessária uma grande quantidade de recursos naturais para mantermos o estilo de vida actual. Esta exige um alto nível de conforto que só pode ser oferecido com o comprometimento da qualidade ambiental do nosso planeta.
            Para isso, é também necessário impedir ou reduzir as emissões de poluentes. A poluição verifica-se quando substâncias perigosas são lançadas no ar, nos rios ou no mar, contaminando não só os meios em que se encontram, como também os animais e as plantas.
Pode surpreender, mas a digestão das vacas pode ser prejudicial para o ambiente; há produção de grandes quantidades de metano, um gás 23 vezes mais poderoso que o gás carbónico, como causa do aquecimento global. Supõe-se que uma vaca produza entre 200 a 500 litros de metano por dia. Como reduzir este valor? Modificando a alimentação do gado, o que não é fácil, por ocasionar despesas acrescidas para os criadores.
Um fenómeno idêntico ocorre nos aterros sanitários. Todavia, neste caso, o gás produzido (biogás), com elevada percentagem de metano, poderá ser recolhido e armazenado. É usado quer em aquecimento doméstico, quer em aquecimento industrial.
Não há produção de energia sem que haja impacte ambiental. Este poderá ser minimizado se usarmos fontes de energia renováveis, tais como painéis solares ou turbinas eólicas. O mesmo sucede com os transportes que emitem para a atmosfera não só gases tóxicos como, também, finas partículas, muito prejudiciais em especial para quem sofra de doenças respiratórias.
O Protocolo de Kyoto obrigava, apenas, os países desenvolvidos a reduzir as emissões de CO2. Entretanto, hoje verifica-se que os países em desenvolvimento, encabeçados pela China que é o maior emissor mundial de CO2, são responsáveis por uma elevada percentagem dessas emissões.
Será um desafio para todos os países, colaborar no sentido de reduzir as emissões de poluentes. Só existe um planeta Terra. É altura de actuar.
                              
                                 FNeves