A introdução de novos modos de
relacionamento do professor com os alunos é talvez o tipo de diferenciação que
exige uma maior competência pedagógica da parte daquele. Não é apenas de
natureza inata; ela aprende-se também e deveria estar no cerne da formação de
professores.
A
turma tem que estar minimamente organizada para que se possa dar resposta a um
ensino em que a entreajuda, a colaboração, o trabalho de grupo constituam uma
realidade. É certo que o professor deixará de ser o único referente mas
multiplicar-se-ão as suas possibilidades de apoio aos alunos.
As
TIC (tecnologias da informação e comunicação), por outro lado, poderão ser um
instrumento privilegiado nesta diferenciação. Elas permitem criar situações de
permuta de conhecimento, inclusive
fora da sala de aula, que favorecem uma relação mais personalizada do professor
com o aluno. Já vai havendo numa ou noutra escola professores que, através do
Twiter ou da simples mensagem electrónica, contactam com os seus alunos e lhes
dão indicações, sugerem pistas ou os incentivam nos seus trabalhos.
Um
instrumento, porém, se tem salientado nos últimos anos, nas TIC, mas ainda de
uso bastante restrito, como induzindo a reflexão em comum, estimulando a
participação dos alunos, seja com os pares, seja com o professor, fazendo nascer hipóteses
paralelas ou, até, divergentes. Trata-se do quadro
interactivo (QI). Estudos recentes parecem mostrar que ele, favorecendo a
formação da turma como grupo, pode constituir-se como um autêntico construtor
de aprendizagens.
Relativamente
ao professor, o Q.I. encoraja-o a planear as aulas que tenham actividades
interactivas, enriquecendo-as com imagens, gráficos e interagindo com conteúdos
que se encontrem na Internet, ao mesmo tempo que é levado a concentrar-se nas
respostas dos alunos. Ele pode ser um indutor de mudança dos modos de ensinar
do professor e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
Nem
tudo serão rosas, no uso do Q.I.! Haverá também espinhos, o primeiro dos quais
é a exigência de uma formação adequada nas TIC por parte do professor. Mas só
superando os obstáculos se consegue alcançar a meta. E esta vale a pena ser
atingida!
Mário Freire