terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NA UNIÃO EUROPEIA




A igualdade de tratamento de mulheres e homens foi um dos princípios fundadores da União Europeia (então CEE), em 1957. Desde os anos 70, as leis europeias e nacionais vêm proporcionando mais oportunidades às mulheres e, consequentemente, melhores condições de vida.
A percentagem de mulheres no mundo do trabalho tem vindo a aumentar com regularidade. Desde o ano 2000, as mulheres passaram a ocupar cerca de três quartos dos novos empregos criados na Europa. As raparigas já têm melhor desempenho escolar que os rapazes e representam, também, mais de metade dos universitários europeus. No entanto, as mulheres continuam a ganhar menos que os homens, permanecendo minoritárias em cargos superiores e de decisão política.
A União Europeia está a intensificar a sua acção no sentido de reduzir a discriminação e promover a igualdade entre homens e mulheres. Pretende reduzir os estereótipos para que as mulheres possam trabalhar com os mesmos direitos e deveres que os homens e, desse modo, contribuir para a sua independência económica.
Em toda a Europa, há muitos mais homens do que mulheres a dirigir os seus próprios negócios e as empresas. As mulheres enfrentam normalmente mais problemas no acesso ao financiamento bem como na criação e expansão das suas empresas: números recentes mostram que os homens têm três vezes mais probabilidades de trabalhar por conta própria.
A União Europeia acredita que o talento empreendedor das mulheres pode impulsionar a prosperidade europeia e, desde os anos 80, tem vindo a dar apoio prático às mulheres que pretendem criar a sua própria empresa. Incentiva a ligação em rede entre empresárias a nível nacional e europeu promovendo, simultaneamente, o empreendedorismo.

                                                       FNeves