domingo, 22 de novembro de 2015

UMA TENTATIVA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO

                  



A WISE é a sigla, vertida para português, de Cimeira de Inovação Mundial para a Educação. Trata-se, fundamentalmente, de uma cimeira anual, de iniciativa da Fundação Qatar, sediada em Doha, que, desde 2009, tem procurado, através desses Encontros, congregar vultos grandes da educação de vários países. Por outro lado, tem ainda um canal de televisão que transmite vídeos sobre o ensino, focando práticas inovadoras no terreno, tentando, assim, segundo os responsáveis, “transformar as comunidades através de práticas sustentáveis que promovam a inclusão e a diversidade”.
Dizem os seus promotores que a WISE “é uma plataforma internacional, multi-sectorial para o pensamento criativo, debate e acção a nível internacional”. Por isso, ela tenta novas abordagens para a educação a fim de fazer face aos grandes desafios que hoje, um pouco por todo o mundo, as comunidades enfrentam e que são a pobreza, os conflitos, a desigualdade, o desemprego, a sustentabilidade ambiental e os desafios futuros. Ora, segundo a WISE, existe um fosso cada vez maior entre os sistemas de ensino em vigor e aqueles que são necessários para atender aos desafios presentes e futuros.
Ora, terá lugar nos inícios do próximo mês de Novembro, em Doha, a habitual Cimeira anual, agora sob o tema Investir no impacto: Educação de Qualidade para o crescimento sustentável e inclusivo” Os seus grandes temas são: 1) Os objectivos do desenvolvimento sustentável; 2) Educação e economia; 3) Promoção da inovação nos sistemas educativos.
Qualquer destes temas é aliciante e as discussões que eles irão proporcionar, se forem aplicadas, ajudarão a tornar este mundo um pouco melhor. A WISE formula, previamente, para esta Cimeira, algumas questões a todos aqueles que, directa e indirectamente, estão ligados à Educação. A título exemplificativo, eis algumas delas:
- Qual o papel dos professores e como é que eles poderão ser apoiados no desenvolvimento das suas competências, tendo em vista o ensino em diversos contextos?
- Como é que a educação pode contribuir, em todos os seus níveis, para a construção da cidadania?
- Como podem os vínculos entre a educação, o emprego e o empreendedorismo serem reforçados?
Eis umas boas perguntas para nós, portugueses, respondermos e, se possível, aplicarmos as respectivas respostas.                                   

                                                                              Mário Freire