sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"DO SOFRIMENTO À FELICIDADE - DA PSICANÁLISE À PSICOLOGIA POSITIVA"



 


Do Sofrimento à Felicidade - da Psicanálise à Psicologia Positiva

de Rossana Appolloni (ed. Self, 2015)

O tema da felicidade parece estar na moda. Muitas são as obras que propõem receitas aparentemente óbvias para alcançar um sentimento que não é fácil de reduzir a uma definição consensual, nem a conselhos imediatos de aplicação universal.
Ao contrário dos livros de autoajuda, esta obra de Rossana Appolloni vem argumentar com ponderação e erudição que a felicidade é um projeto individual que se constrói com dedicação atendendo às circunstâncias existenciais em que vivemos.
Recorrendo a inúmeros exemplos e invocando os grandes mestres da história da psicologia e das psicoterapias, a autora expõe conceitos fundamentais, resume polémicas e dá sugestões que induzem o leitor a conhecer alguns dos mais importantes modelos e debates da psicologia, mas também a conhecer-se melhor a si próprio.
Neste seu novo livro Rossana Appolloni expõe a evolução do counselling e das psicoterapias desde a psicanálise freudiana até ao movimento atual da psicologia positiva, esclarecendo o modo como teorias tão marcantes como o comportamentalismo, o humanismo existencial e o cognitivismo contribuíram para abrir novas perspectivas à investigação e à prática da psicologia contemporânea.
Rossana Appolloni é diplomada em Counselling pela Società Italiana de Psicosintesi Terapeutica de Florença e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona. Publicou anteriormente o livro "Ousar ser feliz - dá trabalho mas compensa!" (ed. Self, 2014).
"Do Sofrimento à Felicidade - da Psicanálise à Psicologia Positiva" tem prefácio do Dr. Luiz Gamito (Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos).