quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SUSTENTABILIDADE OU CRESCIMENTO ECONÓMICO?



A Europa depende fortemente dos recursos naturais para alimentar o seu crescimento económico. Os padrões de produção e de consumo do passado e do presente suportam um crescimento substancial da riqueza. Ao mesmo tempo, crescem as preocupações quanto à sustentabilidade desses padrões, em especial no que respeita às consequências do uso excessivo dos recursos disponíveis.
O relatório da Agência Europeia do Ambiente revela que a procura mundial de recursos naturais para alimentar, vestir, alojar e transportar a população está a crescer. Esta procura galopante, que incide sobre o capital natural, exerce uma pressão acrescida sobre os ecossistemas e as economias, afectando a coesão social na Europa e noutras partes do mundo. No entanto, o relatório confirma que políticas ambientais, inteligentemente concebidas, poderão contribuir para preservar o ambiente sem comprometer o crescimento.
A eficiência da utilização de recursos melhorou, ao longo das últimas duas décadas, com a utilização de tecnologias mais eco eficientes. Registam-se, no entanto, na Europa diferenças substanciais ao nível da eficiência da utilização desses recursos. “Consumimos mais recursos naturais do que é ecologicamente estável. Isto é válido tanto para a Europa como para o planeta na sua globalidade. Até ao momento, as alterações climáticas são os sinais mais visíveis de instabilidade, mas uma série de tendências a nível mundial pressagiam a emergência de maiores riscos para os ecossistemas, no futuro. A natureza da actual crise financeira deveria fornecer-nos um primeiro elemento de reflexão”, afirmou Jacqueline McGlade, directora executiva da Agência Europeia do Ambiente.
Os desafios que se colocam atualmente são no sentido de melhorar a conservação dos recursos escassos, de aumentar a eficiência de uso de factores de produção, de diminuir os consumos energéticos e de melhorar ainda mais as tecnologias associadas à produção. Para que seja possível uma mudança radical no sentido de uma economia verde, eficiente em termos de recursos, é necessário que todos os recursos ambientais (a biodiversidade, os solos, o carbono, os rios, os mares e o ar que respiramos) sejam tidos em consideração nas decisões relativas à produção, ao consumo e ao comércio global. Não existem soluções rápidas, mas as empresas e os cidadãos devem trabalhar em conjunto para encontrar formas inovadoras de utilizar os recursos de maneira mais eficiente. As sementes para a acção futura estão lançadas; temos pela frente a tarefa de fazer com que elas ganhem raízes e floresçam.

                                                  FNeves