terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A TRANSIÇÃO DO SECUNDÁRIO PARA O SUPERIOR



         Melissa Roderick é uma professora da Universidade de Chicago que participa num projecto entre aquela universidade e as escolas públicas da cidade, tendo em vista preparar a transição dos alunos do secundário para o superior (Rede para o sucesso na faculdade).
            Ela, em vários estudos que tem realizado sobre esta temática, identifica, como ponto crítico do percurso escolar dos alunos que desejam continuar a sua formação académica, esta transição. Para fazer face a tal passagem, as escolas secundárias, ao mesmo tempo que tentam envolver os pais, levam a cabo, com tempo, um conjunto de actividades de apoio aos alunos.
            Esta Rede procura que os alunos possuam os conhecimentos essenciais, tendo em vista a área a que se destinam e que melhorem as suas estratégias de fazer face aos exames. Há, para isso, que desenvolver capacidades cognitivas e não-cognitivas; de entre estas, destaca-se a aquisição de hábitos de estudo e de trabalho.
A gestão do tempo é também capacidade a ter em conta, identificando as actividades importantes e não-importantes e as urgentes e não-urgentes, fazendo a distinção delas através do tempo que lhes é destinado e do momento em que têm lugar.
A incentivação de comportamentos de procura de ajuda, assim como o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, sejam eles de que natureza for, são aspectos de grande relevância, tendo em vista procurar caminhos válidos e persistir perante as dificuldades.
Claro que na primeira linha desta Rede estão os gabinetes de aconselhamento onde os alunos são informados das diferentes vias que podem seguir, ajudando-os a escolher as faculdades, a procurar os apoios financeiros e outros…
Entrar no ensino superior é importante mas não chega. Há que ir devidamente informado para onde se vai, do que se exige e a que conduz; mas, também, estar capacitado para vencer as dificuldades que vierem a acontecer. 
  

                                                     Mário Freire