Melissa Roderick é uma
professora da Universidade de Chicago que participa num projecto entre aquela
universidade e as escolas públicas da cidade, tendo em vista preparar a
transição dos alunos do secundário para o superior (Rede para o sucesso na faculdade).
Ela, em vários estudos que tem
realizado sobre esta temática, identifica, como ponto crítico do percurso
escolar dos alunos que desejam continuar a sua formação académica, esta
transição. Para fazer face a tal passagem, as escolas secundárias, ao mesmo
tempo que tentam envolver os pais, levam a cabo, com tempo, um conjunto de
actividades de apoio aos alunos.
Esta Rede procura que os alunos
possuam os conhecimentos essenciais, tendo em vista a área a que se destinam e
que melhorem as suas estratégias de fazer face aos exames. Há, para isso, que
desenvolver capacidades cognitivas e não-cognitivas; de entre estas, destaca-se
a aquisição de hábitos de estudo e de trabalho.
A
gestão do tempo é também capacidade a ter em conta, identificando as
actividades importantes e não-importantes e as urgentes e não-urgentes, fazendo
a distinção delas através do tempo que lhes é destinado e do momento em que têm
lugar.
A
incentivação de comportamentos de procura de ajuda, assim como o
desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, sejam eles de que natureza
for, são aspectos de grande relevância, tendo em vista procurar caminhos válidos
e persistir perante as dificuldades.
Claro
que na primeira linha desta Rede estão os gabinetes de aconselhamento onde os
alunos são informados das diferentes vias que podem seguir, ajudando-os a
escolher as faculdades, a procurar os apoios financeiros e outros…
Entrar
no ensino superior é importante mas não chega. Há que ir devidamente informado
para onde se vai, do que se exige e a que conduz; mas, também, estar capacitado
para vencer as dificuldades que vierem a acontecer.
Mário Freire