segunda-feira, 25 de julho de 2011

O QUE SE ESPERA DE UM EDUCANDO






              
            Quem viu o celebrado filme My fair lady, lembra-se daquele professor de fonética, acompanhado de um seu amigo que, numa das suas deambulações nocturnas, ouve falar Eliza, uma rapariga pobre, vendedeira de flores, com um vocabulário horrível e um sotaque característico dos bairros pobres de Londres. O professor aposta, então, com o companheiro de que seria capaz de transformar aquela rapariga numa dama de alta sociedade, num espaço de seis meses.
            Ganho o consentimento de Eliza para tal desafio, segue-se, depois, um árduo trabalho da parte de ambos que termina com a vitória do professor e... com o casamento deste com Eliza.
            Recordo, igualmente, um aspecto da minha vida de estudante em que o Prof. Reis Pereira (José Régio) quantas vezes escrevia, no final dos meus exercícios escritos, frases do tipo “esperava melhor”!
            Ambos os casos evidenciam um desejo elevado do professor em relação aos resultados que espera do aluno. Ora, a existência deste desejo e a manifestação ao aluno de que ele se materialize, induz naquele um empenho no trabalho, a assunção de uma responsabilidade, de modo que a expectativa formulada pelo professor possa vir a ser concretizada.
            Se um professor nada espera de um aluno ou de uma turma, é natural que os seus actos pedagógicos se traduzam em mínimos a realizar. E se o aluno percebe que nada se espera dele, então para quê estar atento e trabalhar, se o resultado, à partida, já está definido?    
            Mas a importância da formulação de expectativas elevadas também é aplicável aos pais. Estes, perante comportamentos desajustados dos seus filhos adolescentes, sejam eles escolares ou outros, poderiam fazer uma avaliação serena mas firme dos mesmos, retirando as consequências. Mas essa avaliação haveria de conter, depois, uma esperança convicta nas capacidades dos filhos para alterarem aqueles comportamentos. Talvez, então, eles respondessem a essas expectativas com resultados que pudessem surpreender os pais!
                                                                                                                    
                                                                                         Mário Freire