domingo, 3 de julho de 2011

histórias da HISTÓRIA

                                   

            Isilda Garraio é uma estudiosa da História Local de Portalegre. Assim, ela coordenou um grupo de trabalho que editou o livro Azulejaria de Portalegre – um olhar sobre a cidade. Publicou, ainda, vários estudos: o Foral Manuelino de Portalegre, o Palácio Achaioli – subsídios para a sua história e o Centro Histórico da Cidade.
            Mas não era sobre estes estudos que desejaria debruçar-me mas sobre um outro, dada à estampa no passado dia 4 de Junho, intitulado histórias da História…125 anos da Escola Secundária de S. Lourenço em Portalegre, numa edição conjunta da Escola em referência e das Edições Colibri.
            A Autora, num trabalho exaustivo de pesquisa de fontes (manuscritas, legislação desde 1884, publicações periódicas, escolares e não escolares, obras gerais, monografias e multimédia), identifica um acervo documental de tal modo rico que lhe permitiu organizar um estudo minucioso com cerca de 350 páginas de uma das instituições escolares de referência da cidade de Portalegre. Esse estudo, porém, não se limita a contar, como que monograficamente, as diferentes vicissitudes por que passou a Escola. Ele vai muito além, enquadrando os diferentes momentos da vida da antiga Escola Industrial e Comercial no contexto nacional e local.   
            Neste livro, que vem acompanhado de um DVD, pode recolher-se informação sobre a génese do Ensino Industrial em Portugal, métodos de ensino utilizados, organizações e reorganizações por que foi passando o Ensino Técnico e respectivos planos de estudo… Refere, ainda, actividades curriculares não disciplinares e extra curriculares que foram tendo lugar ao longo da já longa História da Escola, assim como um resumo biográfico de todos os directores, presidentes dos conselhos directivos e comissões executivas desde a sua fundação até 2009.
            Segundo um “Relatório sobre as Escolas Industriais e de Desenho Industrial” de 1885, citado pela Autora, “o número de discípulos não deve exceder aquele que o professor pode atender, e cada um deve ter o seu lugar onde possa desenhar comodamente, e ter à sua disposição o material necessário para aprender”. Aqui está um bom princípio, que ainda hoje é válido, e que denotava o papel activo atribuído à Escola de há mais de cem anos no assegurar das melhores condições pedagógicas dos seus alunos.
            Enfim, este livro histórias da História…125 anos da Escola Secundária de S. Lourenço em Portalegre é um ir buscar à memória de uma instituição as memórias de todos aqueles que, com as suas pequenas e grandes obras, foram ajudando a construir a História.
                                                                     Mário Silva Freire