quarta-feira, 27 de julho de 2011

A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NO SÉCULO XXI


A crise financeira atravessa o mundo inteiro. Vivem-se tempos de incerteza económica e política. Vários estados europeus lutam para evitar a bancarrota. A aprendizagem ao longo da vida (Lifelong Learning, LLL), pode ser algo mais que um instrumento através do qual as pessoas poderão assegurar um posto de trabalho remunerado.
De facto, a LLL também tem um grande impacto na prosperidade económica, aliada ao potencial que permite transformar indivíduos e sociedades. No seu melhor, faz sobressair os valores humanos tais como a tolerância e a cooperação mútua e pode impedir que os  Estados mergulhem na ignorância e na injustiça social.
As políticas educacionais da União Europeia tentam criar um mundo diferente, menos dirigido ao lucro e mais centrado nas relações humanas. Concretamente, procuram, entre outras, desenvolver estratégias de educação de adultos que promovam a saúde, a inclusão social, a unidade familiar, a participação política e a sustentabilidade ambiental.
São produzidas recomendações políticas, baseadas na prática dos Estados membros. Posteriormente, aquelas são divulgadas através de conferências, seminários, debates e actividades online (European Lifelong Learning Network). O objectivo é mudar atitudes e divulgar os benefícios do investimento na  LLL, devidamente enquadrado nas políticas educativas de cada um dos Estados membros. Tal exige uma conveniente sensibilização dos decision-makers. A Europa deve mudar: novas formas de viver e trabalhar permitirão que nos aproximemos de uma sociedade mais justa e menos desigual.
                                                                                                FNeves