domingo, 13 de dezembro de 2015

ÁRVORE DE NATAL, PECADO AMBIENTAL

               



O Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo. No entanto, é com tristeza que se constata que uma época de paz e amor se tem tornado numa época de consumismo.
O título de maior árvore de Natal da Europa foi arrecadado, há alguns anos, pela árvore que esteve então instalada na capital portuguesa, presumo. Os seus 76 metros de altura concederam-lhe essa distinção. A estrutura de metal utilizada suportava mais de 1 milhão e 600 mil lâmpadas e quase 13 mil metros de tubo luminoso, para além das estrelas em néon. O seu tamanho e luminosidade permitiam que a árvore fosse vista de quase todos os pontos da cidade.
Criar a sua árvore de natal com objectos reciclados é uma óptima forma de poupar recursos e também uma forma de demonstrar que o valor do Natal não é apenas o material mas também o espiritual. Também a utilização de pinheiros como árvores de Natal poderá ser amiga do ambiente. As matas têm de ser ordenadas e as árvores desbastadas poderão ser, então, aproveitadas para as festividades do Natal.
Sabemos que o clima da Terra tem variado profundamente ao longo da sua história, com início há mais de 4000 milhões de anos. Recentemente o homem passou também a contribuir para a modificação do clima da Terra por meio das emissões de gases com efeito de estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2) que resulta da queima de combustíveis fósseis  e, ainda, de profundas alterações no uso dos solos, em especial a desflorestação indiscriminada.
Haverá alterações na precipitação com variações espaciais significativas; maior precipitação nas latitudes elevadas e nas regiões equatoriais e menor precipitação nas latitudes médias, em particular na região mediterrânica e do Sul da Europa, onde Portugal se situa.
O problema não se resolve apenas com leis. Em última análise, a sua resolução irá depender do nosso comportamento individual, da nossa informação, conhecimento e sensibilidade para as questões ambientais.
Não será altura de fazer árvores de Natal não tão altas, com menos lâmpadas, com menos tubo de iluminação, com menos estrelas de néon e com mais materiais reciclados? Daríamos uma forte contribuição para a preservação do ambiente. Os nossos filhos e netos poderiam ter uma vida mais saudável e um futuro mais risonho.

             FNeves