quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A ESCOLA CONFESSIONAL



A escola confessional baseia os seus princípios, objectivos e algumas das suas práticas numa religião. Em Portugal, as escolas confessionais encontram-se, maioritariamente, ligadas à Igreja Católica. Ora, numa escola, seja ela católica ou não, o seu primeiro objectivo é o de ensinar bem. Para isso, ela terá que ajudar os alunos a conhecerem o mundo, a vida e o homem nas suas relações com ele próprio e com os outros, a desenvolverem capacidades motoras, afectivas e cognitivas, a praticarem valores como os da liberdade, da verdade, da responsabilidade...
Na relação educativa, há a considerar aspectos de transmissão e construção de conhecimentos e transmissão e construção de valores. Ora, relativamente aos conhecimentos em matéria científica, os termos compreender e aceitar poderiam funcionar como sinónimos. Alguém, no seu perfeito juízo, rejeita a lei da gravidade? Acontece, porém, que no domínio dos valores confessionais, nem sempre o compreender significa aceitar. Pode compreender-se o marxismo ou, até, a teoria da evolução e, no entanto, não aceitá-los.
A quem ensina exige-se, então, o cuidado de não impor uma convicção sob a capa de ciência ou, reciprocamente, não induzir alguém a acreditar que a ciência pode ser substituída por uma convicção.
Mas, afinal, o que ensinará a mais uma escola para ser considerada de confessional? Ela terá que pautar a sua intervenção junto do aluno por valores específicos da confissão que representa. No caso concreto da escola cristã, ela deveria desenvolver as suas acções e ter uma visão do mundo e da vida em coerência com o Evangelho de Jesus Cristo.
Teve lugar, há pouco, a Semana Nacional da Educação Cristã. Como cristão, penso que a educação, sendo feita segundo aquela perspectiva, contribuiria para quantos nela estão implicados, saírem para a realidade do mundo, orientando, como se diz na Nota Pastoral a ela relativa, para o pleno desenvolvimento da pessoa, crescimento da solidariedade, da relação fraterna e da responsabilidade pelo bem do próximo. Um mundo melhor, certamente, estaríamos a construir!
         
                                       Mário Freire